O plano nacional de educação em disputa no governo Lula

Autores/as

  • Patrícia Vieira Trópia Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a40

Palabras clave:

Governo Lula, Plano Nacional de Educação, Política educacional

Resumen

Este ensaio tem por objetivo discutir o significado histórico e  político do Plano Nacional de Educação, mais precisamente o processo de disputa em torno de sua implementação durante o governo Lula. Duas questões, em particular, mobilizam a análise: 1) a manutenção dos vetos, pelo governo Lula, ao projeto aprovado na Câmara (Lei nº 10.172/) e 2) o déficit entre as metas propostas e as alcançadas ao final de 2010. Quais seriam as razões para o primeiro governo do Partido dos Trabalhadores ter mantido os vetos?

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Biografía del autor/a

Patrícia Vieira Trópia, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Sociais. Campus Universitário Santa Mônica, 38400-100, Uberlândia, MG, Brasil. E-mail: <tropia@uol.com.br>.

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Publicado

2012-04-17

Cómo citar

Trópia, P. V. (2012). O plano nacional de educação em disputa no governo Lula. Revista De Educação PUC-Campinas, 16(1), 19–30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a40

Número

Sección

Seção Temática: O Plano Nacional de Educação