Inclusão escolar, permanência e direito à aprendizagem: estudo sobre trajetórias e desempenho escolar em uma escola municipal / School inclusion, permanence and right to learning: A study about trajectories and academic performance in a public school

Autores/as

  • Rosangela Gavioli Prieto Universidade de São Paulo
  • Simone Girardi Andrade Universidade de São Paulo
  • Marcia Maurilio Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3830

Palabras clave:

Desempenho. Educação especial. Escolaridade. Inclusão escolar.

Resumen

A política de inclusão escolar de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação vem se consolidando no Brasil, especialmente, a partir dos anos 2000. Constata-se a ampliação das matrículas desse alunado na classe comum e a implantação de políticas com o fito de garantir-lhes direito à aprendizagem e o acesso a níveis mais elevados de ensino. O objetivo deste artigo é analisar processos de escolarização de duas alunas com deficiência intelectual, matriculadas em uma escola pública paulistana avaliada por profissionais do sistema de ensino como de boa qualidade. Esta é uma condição imprescindível à inclusão escolar e, quando ausente ou precária, coloca-se como justificativa para resultados insatisfatórios na escolarização desse alunado. A descrição analítica foi elaborada a partir de estudo minucioso das fontes documentais (legais e pedagógicas) disponibilizadas pela instituição e pelo sistema de ensino e, também, das entrevistas semiestruturadas com a professora das salas de recursos e com a coordenadora pedagógica. Observou-se que o acesso à matrícula ocorre como o previsto, porém, quando se consideram as necessidades singulares dos alunos, em classe comum e no contexto institucional, as intervenções pedagógicas carecem de objetividade e de registros sistemáticos. Isso ocorre principalmente devido à ausência de um plano geral que individualize objetivos e metas de ensino para esses alunos, o que inviabiliza a avaliação de seu desempenho.

Palavras-chave: Desempenho. Educação especial. Escolaridade. Inclusão escolar.

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Biografía del autor/a

Rosangela Gavioli Prieto, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação. Av. Universitária, 308, Cidade Universitária, 05508-040, São Paulo, SP, Brasil.

Simone Girardi Andrade, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação. Av. Universitária, 308, Cidade Universitária, 05508-040, São Paulo, SP, Brasil.

Marcia Maurilio Souza, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação. Av. Universitária, 308, Cidade Universitária, 05508-040, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2017-10-20

Cómo citar

Prieto, R. G., Andrade, S. G., & Souza, M. M. (2017). Inclusão escolar, permanência e direito à aprendizagem: estudo sobre trajetórias e desempenho escolar em uma escola municipal / School inclusion, permanence and right to learning: A study about trajectories and academic performance in a public school. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(3), 389–404. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3830

Número

Sección

Sección Temática: Educación Especial: tendencias y retos contemporáneos