Aprender e ensinar são processos permanentes, tanto para o professor quanto para o aluno

Autores/as

  • Fabiane Cortijo Salun
  • Maria Cecília Ballaben Stegun

Palabras clave:

Literacy, Education , Learning processes, Down Syndrome

Resumen

Com base nos estudos teóricos de Piaget, Vygotsky, Wallon, Grossi, Teberosky e GEEMPA - Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação de Porto Alegre/AS, entre outros, os profissionais da Fundação Síndrome de Down, em Campinas/SP, realizam desde de 1994 uma extensa pesquisa teórica e empírica sobre como os seus alunos, com síndrome de Down, aprendem a escrever. Especificamente é esse assunto que trataremos no presente texto sobre a psicogênese da língua escrita e o papel do educador nesse processo de construção pela criança. Salientamos entretanto no decorrer do artigo, a importância do aprofundamento teórico, pelo educador principalmente no que diz respeito às teorias que deram embasamento à psicogênese que descreveremos no texto. Conhecer e compreender mais à fundo conceitos de Vygotsky, Wallon e Piaget tornam-se imprescindíveis para que a didática baseada na descrição dos níveis da psicogênese não se torne uma técnica vazia de significados. O texto irá abordar ainda algumas reflexões sobre a inclusão social e o processo de aprendizagem dos alunos dentro Construtivismo-Vygotskiano.

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Publicado

2001-11-30

Cómo citar

Salun, F. C., & Stegun, M. C. B. (2001). Aprender e ensinar são processos permanentes, tanto para o professor quanto para o aluno. Revista De Educação PUC-Campinas, (11). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/337

Número

Sección

Artículos