As tecnologias de informação e comunicação como recurso à acessibilidade de pessoas com necessidades educativas especiais

Autores/as

  • Roseli C. R. de C. Baumel

Palabras clave:

Educação Especial, Globalização, Novas tecnologias de informação e comunicaçã

Resumen

Este trabalho discute criticamente os conceitos de globalização e a cultura são no momento atual da educação no país, considerando principalmente os alunos com necessidades educativas especiais. Descreve o papel da L DB e dos PCNs no movimento de globalização, considerando o sistema educacional no seu todo e o sistema escolar, com realce no profissional professor. Analisa o lugar das novas tecnologias de informação e comunicação na escola e na educação especial hoje.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

DAMATTA, M. T. Globalização. Conferência proferida no Seminário Internacional UNESCO - sobre Globalização no Rio de Janeiro, 1 996, (in mimeo).

ESTRELLA. Relação Pedagógica. Lisboa: Porto Editora. 1997.

GUIMARÃES, Marcelo Pinto. Qualidade de Vida. Boletim do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. do Departamento de Estudos Avançados em Economia, Administração e Sociologia da Universidade de São Paulo. Ano 2, número 9, fev de 2000.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTOS, Secretaria de Ensino Fundamental, Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1999.

____. Secretaria de Educação Especial, BRASIL. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, 1994.

____. Portaria 1679. Brasília, 02/12/1999.

NISKIER. Arnaldo. Educação "para a distância"? Nunca. São Paulo, Folha de São Paulo, 07/10/2000.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999a.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. L.9394. Brasília, 20/12/1996.

____. BRASIL. Decreto 3298. Brasília. 20/12/1999.

Publicado

2001-11-30

Cómo citar

Baumel, R. C. R. de C. (2001). As tecnologias de informação e comunicação como recurso à acessibilidade de pessoas com necessidades educativas especiais. Revista De Educação PUC-Campinas, (11). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/332

Número

Sección

Artículos