Projetos inovadores: contextualizando o caso do Paraná

Autores/as

  • Mara Regina Lemes De Sordi
  • Valderice Cecília Limberger Rippel

Palabras clave:

Banco mundial, Classes de aceleração , Avaliação, Inclusão/exclusão

Resumen

Objetiva-se problematizar o Projeto Correção de Fluxo (PCF) desenvolvido em Toledo Paraná no período de 1997/1998 por meio da análise de entrevistas realizadas com os professores envolvidos na execução da proposta pedagógica. A centralidade da avaliação no projeto inovador é debatida e constata-se que ela é afetada pela forma de organização do trabalho pedagógico. Discute-se a formação dos professores que são colocados como ponto estratégico para reverter a rota de fracasso dos alunos – a capacitação e a inovação contida na proposta. As contradições presentes no PCF são objeto de reflexão pelos professores que se interrogam sobre as reais possibilidades de inclusão social dos alunos participantes do projeto. E analisa-se esta problemática frente às políticas educacionais no contexto neoliberal.

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Publicado

2002-11-30

Cómo citar

Sordi, M. R. L. D., & Rippel, V. C. L. (2002). Projetos inovadores: contextualizando o caso do Paraná. Revista De Educação PUC-Campinas, (13). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/321

Número

Sección

Artículos