Um brincar especial: a brinquedoteca e a inclusão escolar

Autores/as

  • Eliana Maria Pereira de Mendonça

Palabras clave:

Brinquedoteca, Inclusão, Paralisia Cerebral, Educação Infantil

Resumen

Este trabalho realiza uma análise da Brinquedoteca no cotidiano escolar como espaço fundamental na inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na rede regular de ensino. O trabalho concebe o jogo em sua dimensão histórico social que insere as crianças em seu meio, auxiliando-as em seu desenvolvimento como seres humanos, não como uma alternativa metodológica que visa a aquisição de conceitos. Relato minha experiência com o brincar, ressaltando a importância da brincadeira no processo de inclusão da criança portadora de necessidades especiais, através de algumas concepções sobre o jogo, e o papel da Brinquedoteca escolar. Realizo a seguir um estudo de caso da menina Luana, portadora de paralisia cerebral, destacando suas atividades lúdicas escolares.

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Publicado

2003-06-30

Cómo citar

Mendonça, E. M. P. de. (2003). Um brincar especial: a brinquedoteca e a inclusão escolar. Revista De Educação PUC-Campinas, (14). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/307

Número

Sección

Artículos