O Programa Ler e Escrever: uma experiência no 4º e no 5º ano

Autores/as

  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas,
  • Jonas Fernandes (in memoriam) Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2940

Palabras clave:

Material didático, Política educacional, Práticas pedagógicas, Programa Ler e Escrever

Resumen

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou como o material didático do Programa Ler e Escrever vem sendo explorado nas classes de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Campinas (SP). O material empírico foi produzido por meio de observações realizadas nas duas classes e de informações fornecidas pelas professoras. Os resultados evidenciaram que: (i) há pouca variabilidade organizacional das aulas e pouca interação entre os alunos para discutirem as atividades propostas; (ii) as dificuldades das professoras em relação ao uso do material, às vezes, eram transferidas para os alunos; (iii) o professor pode cometer o engano de ver as práticas de leitura e de escrita como naturais e de fácil aprendizagem, considerando a linguagem escrita como um objeto transparente, que se revela por si só. Há necessidade de reflexão sobre as ações cotidianas que se automatizam devido às condições de trabalho, que dificultam a concretização de espaços para discussão.

Palavras-chave: Material didático. Política educacional. Práticas pedagógicas. Programa Ler e Escrever.

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Biografía del autor/a

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas,

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Dom Pedro I, Km 136, Campus I, Pq. das Universidades, Campinas, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: E.C.M. TASSONI. E-mail: <cristinatassoni@puccampinas.edu.br>.

Jonas Fernandes (in memoriam), Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Dom Pedro I, Km 136, Campus I, Pq. das Universidades, Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2015-05-15

Cómo citar

Tassoni, E. C. M., & Fernandes (in memoriam), J. (2015). O Programa Ler e Escrever: uma experiência no 4º e no 5º ano. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(1), 13–26. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2940