O Programa Ler e Escrever: uma experiência no 4º e no 5º ano

Authors

  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas,
  • Jonas Fernandes (in memoriam) Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2940

Keywords:

Material didático, Política educacional, Práticas pedagógicas, Programa Ler e Escrever

Abstract

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou como o material didático do Programa Ler e Escrever vem sendo explorado nas classes de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Campinas (SP). O material empírico foi produzido por meio de observações realizadas nas duas classes e de informações fornecidas pelas professoras. Os resultados evidenciaram que: (i) há pouca variabilidade organizacional das aulas e pouca interação entre os alunos para discutirem as atividades propostas; (ii) as dificuldades das professoras em relação ao uso do material, às vezes, eram transferidas para os alunos; (iii) o professor pode cometer o engano de ver as práticas de leitura e de escrita como naturais e de fácil aprendizagem, considerando a linguagem escrita como um objeto transparente, que se revela por si só. Há necessidade de reflexão sobre as ações cotidianas que se automatizam devido às condições de trabalho, que dificultam a concretização de espaços para discussão.

Palavras-chave: Material didático. Política educacional. Práticas pedagógicas. Programa Ler e Escrever.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas,

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Dom Pedro I, Km 136, Campus I, Pq. das Universidades, Campinas, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: E.C.M. TASSONI. E-mail: <cristinatassoni@puccampinas.edu.br>.

Jonas Fernandes (in memoriam), Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Dom Pedro I, Km 136, Campus I, Pq. das Universidades, Campinas, SP, Brasil.

References

Brasil. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p.207.

Bogdan, R.; Biklen, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

Camacho, P.V. Um estudo sobre o programa ler e escrever da rede púbica do estado de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Humanidades e Direito, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.

Charlot, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

Ferreiro, E.; Teberosky, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

Lemos, C.T.G. Sobre a aquisição da escrita: algumas questões. In: Rojo, R. (Org.). Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas: Mercado das Letras, 1998. p.13-31.

Molinari, S.G.S. A prática pedagógica e as escolhas didáticas de uma professora alfabetizadora. In: Anais do Congresso

Educasul, 2010. Florianópolis. Anais eletrônicos... 2010, p.1-16. Disponível em: <http://www.educasul.com.br/2010/

Anais/trabalhos_educasul_curriculo_e_culturaescolar2/Simone%20Molinari.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2012.

Nascimento, M. A alfabetização como objeto de estudo: uma perspectiva processual. In: Rojo, R. (Org.). Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas: Mercado das Letras, 1998. p.33-59.

Newman, F.; Holzman, L. Lev Vygotsky cientista revolucionário. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

Nóvoa, A. Formação de professores e profissão docente. In: Nóvoa, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p.15-33.

Pimenta, S.G. O professor reflexivo: construindo uma crítica. In: Pimenta, S.G.; Ghedin, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.17-52.

Russo, M.; Carvalho, C. Reforma e políticas de educação do governo do estado de São Paulo (2007-2011). Série-Estudos. n.34, p.275-289, 2012. Disponível em: <http://www.serieestudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/106>. Acesso em: 13 fev. 2015.

São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Programa de formação de professores alfabetizadores: documento de apresentação. São Paulo: Ministério da Educação, 2003.

São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Resolução SE - 86, de 19-12-2007. Institui, para o ano de 2008, o Programa Ler e Escrever, no Ciclo I das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental das Diretorias de Ensino da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo.

São Paulo, 2007a. Disponível em: <http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/86_07.HTM>. Acesso em: 13 abr. 2013.

São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Resolução SE - 88, de 19-12-2007. Dispõe sobre a função gratificada de professor coordenador. São Paulo, 2007b. Disponível em: <http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/88_07.HTM>. Acesso em: 13 abr.2013.

São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas: professor 3ª série (4º ano). São Paulo: FDE, 2010a.

São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Ler e escrever: coletânea de atividades: professor 4º ano (3ª série). São Paulo: FDE, 2010b.

São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas: professor 4ª série (5º ano). São Paulo: FDE, 2010c.

São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Ler e escrever: coletânea de atividades: professor 4ª série (5º ano). São Paulo: FDE, 2010d.

Schön, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, A. (Org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.77-91.

Tassoni, E.C.M. A leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos. EccoS: Revista Científica, n.27, p.191-209, 2012.

Vicentini, P.P.; Lugli, R. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez Editora, 2009.

Vigotski, L S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Published

2015-05-15

How to Cite

Tassoni, E. C. M., & Fernandes (in memoriam), J. (2015). O Programa Ler e Escrever: uma experiência no 4º e no 5º ano. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(1), 13–26. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2940