As duas faces da avaliação: da realidade à utopia

Autores/as

  • Mara Regina Lemes De Sordi
  • Maria Márcia Sigrist Malavazi

Palabras clave:

Gestão Universitária, Projeto Pedagógico, Avaliação Formal e Informal

Resumen

Este artigo discute a avaliação como um campo de complexidade e conflituosidade. Aborda a questão da avaliação nos seus diferentes níveis e analisa como se articulam, de modo não transparente, suas dimensões formais e informais, ambas regidas pelas mesmas lógicas tradutoras de uma sociedade condicionada pelas regras do mercado. Sinaliza também a importância de se construir formas coletivas de resistência ao modelo neoliberal, de modo a caminhar na direção de um projeto pedagógico utópico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALAVARSE, O. M. Ciclos: a escola em (como) questão. Dissertação de mestrado. São Paulo, Faculdade de Educação da USP, 2002.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo e ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Editora UNIVILLE; 2003.

BERTAGNA, R.H·. O formal e o informal em avaliação. ln: FREITAS, L.C. (Org.) Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002b.

BORDIEU, P. Escritos de educação. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2001 (Org. de Maria A. Nogueira e Afrânio Catani).

DALBEN, A. 1. L. F. Singular ou Plural? Eis a éscola em questão. GAME,FAE-UFMG, 2000.

ENGUITA, M. F. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FREITAS, L.C. Ciclos, seriação e avaliação: confronto entre duas lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. (Coleção cotidiano escolar).

MALAVAZI, M. M.S.&SORDl,M. R. L. Avaliação

do ensino e da aprendizagem: concepções e mitos. Série Acadêmica. Revista da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. n.18,janeiro, 2004.

SOUZA, S. M. Z. L. &ALAVARSE, O. M. "Ciclos: a centralidade da avaliação". ln: FREITAS, L.C. (org.) e outros. Questões de avaliação educacional. Campinas: Komedi, 2003a.

VILLAS BOAS, B. M. F. As práticas avaliativas e a organização do trabalho pedagógico. Tese de doutorado. Campinas, Faculdade de Educação da Unicamp, 1993.

Publicado

2004-11-30

Cómo citar

Sordi, M. R. L. D., & Malavazi, M. M. S. (2004). As duas faces da avaliação: da realidade à utopia. Revista De Educação PUC-Campinas, (17). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/278

Número

Sección

Artículos