Tendências temáticas na produção científica brasileira

o ensino fundamental de nove anos em questão

Autores/as

  • Kellcia Rezende Souza Universidade Federal da Grande Dourados
  • Elisangela Alves da Silva Scaff Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a27

Palabras clave:

Ensino fundamental de nove anos, Política educacional, Produção científica

Resumen

A Lei Federal n. 11.274/2006 amplia para nove anos o Ensino Fundamental, com a matrícula de crianças aos seis anos de idade. Tal política da ampliação tem gerado discussões no que se refere a sua implantação e às questões decorrentes deste processo. Sendo assim, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as tendências temáticas acerca das pesquisas científicas produzidas sobre o Ensino Fundamental de nove anos. Trata-se do estado da arte acerca da temática, o qual foi realizado mediante revisão da literatura de cunho qualitativo, sendo analisados teses, dissertações, periódicos e artigos publicados em eventos entre os anos de 2005-2011. As produções sinalizam para a pluralidade de temáticas que perpassam pelas produções sobre o Ensino Fundamental de nove anos, o qual propicia destacar a importância de discussões nos municípios e nos estados e a importância da preocupação com as diversas formas de interpretação e sentidos que uma lei e suas orientações podem promover no interior da escola.

 

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Biografía del autor/a

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Educação, Programa de Pós- Graduação em Educação. Unidade II, Rod. Dourados, km 12, Itahum, 79804-970, Dourados, MS, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: K.R. SOUZA. E-mails: <kellciarsouza@yahoo.com.br>; <kellciasouza@ufgd.edu.br>.

Elisangela Alves da Silva Scaff, Universidade Federal da Grande Dourados

Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Unidade II, Rod. Dourados, km 12, Itahum, 79804-970, Dourados, MS, Brasil.

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Publicado

2012-04-17

Cómo citar

Souza, K. R., & Scaff, E. A. da S. (2012). Tendências temáticas na produção científica brasileira: o ensino fundamental de nove anos em questão. Revista De Educação PUC-Campinas, 16(2), 123–133. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a27

Número

Sección

Seção Temática: O Ensino Fundamental de Nove Anos