Gerencialismo, controle e administração da escola pública portuguesa: apontamentos para uma reflexão crítica

Autores/as

  • Fernanda Martins Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2686

Palabras clave:

Administração das escolas, Concentração e poderes, Gerencialismo, Realidade portuguesa

Resumen

No presente texto, num primeiro momento, trazemos para discussão a introdução ao campo da educação de tendências gerencialistas. Neste cenário, identificamos, na realidade portuguesa, a partir dos anos noventa, componentes de tais tendências na administração da escola, ainda que combinadas a outras lógicas, designadamente o controle pela tutela sobre as organizações escolares. Para além dessa análise, situada no plano das orientações para a ação, num segundo momento, privilegiamos o plano da ação, e, nesse contexto, procuramos conhecer e refletir sobre as perspectivas dos professores quanto às mudanças ocorridas na gestão da escola. Com esse objetivo, realizamos, em 2006/2007, um conjunto de entrevistas com professores de uma escola pública do ensino secundário. Os seus discursos apontam para uma concepção de gestão de escola sujeita aos princípios da eficácia, eficiência e competição e apontam para a centralidade do órgão de gestão no interior da escola. Apresentamos, apenas a título hipotético, que, a partir dessa centralidade, será mais fácil e operacional a tutela exercer o controle sobre essas organizações.

Palavras-chave: Administração das escolas. Concentração e poderes. Gerencialismo. Realidade portuguesa.

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Biografía del autor/a

Fernanda Martins, Universidade do Minho

Professora Doutora, Universidade do Minho, Instituto de Educação, Departamento de Ciências Sociais da Educação. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Portugal. E-mail: <fmartins@ie.uminho.pt>.

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Publicado

2014-12-19

Cómo citar

Martins, F. (2014). Gerencialismo, controle e administração da escola pública portuguesa: apontamentos para uma reflexão crítica. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(2), 121–132. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2686

Número

Sección

Seção Temática: Políticas Públicas e Gestão da Educação