Cursos de licenciatura e desafios da formação de professores de matemática

Autores/as

  • Tânia Maria Mendonça Campos

Palabras clave:

Formação de Professores, Cursos de Licenciatura em Matemática

Resumen

Congressos, seminários, simpósios, grupos de pesquisa têm apontado diferentes problemas presentes nos Cursos de Formação de Professores, em particular, naqueles que formam professores de Matemática. Em termos mundiais, a partir da década de 80, nos meios acadêmicos, pode-se perceber a preocupação com a temática da formação de professores. Proliferam teorias, conceitos são formulados, princípios são definidos. E nos chegam trabalhos de diferentes partes do mundo, principalmente os assinados por autores como Perrenoud (1999, 2003), Schön (1992, 2000), Nóvoa (1992), Shulman (1986, 1987, 1992), Tardif (1991, 1996, 2002), com resultados de investigações questões do tipo: “o que os professores conhecem?”, “que conhecimento é essencial para o ensino?”, “quem produz conhecimento sobre o ensino?”. Assim, constata-se que os problemas a serem enfrentados estão exaustivamente apontados na literatura e as pesquisas existentes trazem contribuições para superá-los. A pergunta que surge imediatamente é: como realizar as transformações necessárias? 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ELBAZ, F. Teacher thinking. A study of practical knowledge. London: Crom Helm, 1983.

PERRENOUD, P. et ai.. A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no oficio de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PERRENOUD, P. Dez novas Competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PIRES, C.M.C. Formação de professores. Leituras contemporâneas. Salvador. Faculdades Jorge Amado.2004

PIRES, C.M.C. Formación de profesores que ensenan matemáticas: investigación colaborativa, producción y socialización de saberes - XVII RELME - Reunião Latina o ame­ricana de Matemática Educativa, /CHILE.

PIRES, C.M.C. Reflexões sobre os cursos de Licenciatura em Matemática, tomando como referência as orientações propostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. Revista Educação Matemática em Revista. SBEM, abril. 2002.

PIRES, C.M.C. Formação inicial e continuada de professores: uma síntese das Diretrizes e dos desafios a serem enfrentados. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação. Formação de professores. Vol. 1. Brasília: MEC. SEF. 2002.

PONTE, J. P. Concepções dos professores de matemática e processos de formação. ln Educação Matemática: temas de Investigação, p.185-239. Lisboa: IIE, 1992. Disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/

PONTE, J. P. O desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Educação e Matemática. Vol. 31, p.9-12. Lisboa: APM, 1994. Disponível na Internet em http://www. educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/PONTE, J. P. Perspectivas de desenvolvimento profissional de professores de Matemática. ln PONTE, J.P.; MONTEIRO, C.; MAIA, M.; SERRAZINA, L. & LOUREIRO, C. (Eds.).

Desenvolvimento profissional de professores de Matemática: que formação? p. 193-211, Lisboa: SPCE, 1995.

PONTE, J. P. Da formação ao desenvolvimento profissional - conferência plenária apresentada no Encontro Nacional de Professores de Matemática ProfMat 98. ln Actas do ProfMat 98, p.27-44, Lisboa/Guimarães: APM, 1998. Dispo­nível em http://www.educ.fc.ul.pt/docentesjponte.

PONTE, J. P. Por uma formação inicial de professores de qualidade. Disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/docentesjponte. 2000.

PONTE, J. P. A investigação sobre o professor de Matemática: problemas e perspectivas. Conferência realizada no I SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Mate­mática, promovido pela SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, em Serra Negra, São Paulo, Brasil, nov. 2000. Disponível em http://www.educ.fc.ui.pt/docentes/jponte/

PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática. ln: Refletir e Investigar sobre a prática profissional. Org. GTI daAPM. Lisboa: A.P.M., 2002.

SCHÔN, D. A. The reflective practioner: how professionals think in action. Aldershot Hants: Avebury, 1983.

SCHÔN, D. A.Formar professores como pro­fissionais reflexivos. ln: Os professores e sua formação. Nóvoa, A (Coord). Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SCHÔN, D. A.Educando o profissional refle­xivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SHULMAN, L. Renewingthepedagogyofteacher education: the impact of subject-specific conceptionsof teaching. ln MONTERO MESA, L & VAZ JEREMIAS J.M. Las didácticas específicas en la formación dei profesorado. Santiago de Compostela: Tórculo Edicións, 1992.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professo­res e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. 1 n Revista Brasileira da Educação. N.13, jan/fev/mar/abr. São Paulo: ANPED, 2000.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Publicado

2005-06-30

Cómo citar

Campos, T. M. M. (2005). Cursos de licenciatura e desafios da formação de professores de matemática. Revista De Educação PUC-Campinas, (18). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/263

Número

Sección

Artículos