A experiência de formação em serviço em escolas de um município do interior paulista

Autores/as

  • Alessandra Cardoso de Moraes Escola Estadual Coronel Paulino Carlos
  • Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n1a2613

Palabras clave:

Ensino fundamental de nove anos, Formação continuada de professores, Formação de professores

Resumen

Este trabalho tem como foco a formação continuada em serviço, oferecida pelas coordenadoras às professoras do primeiro ano do ensino fundamental, em duas escolas da cidade de São Carlos. Investiga, ainda, a compreensão das coordenadoras acerca das estratégias propostas pela Secretaria Municipal para a implantação da política de ampliação do ensino fundamental para nove anos. Participaram do estudo duas coordenadoras pedagógicas de duas unidades escolares diferentes. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com as participantes do estudo, buscando compreender de que maneira ocorreu a formação em serviço das professoras de primeiro ano, no período de implantação do programa. Com base nos depoimentos das coordenadoras, pode-se concluir que existiu uma preocupação em ouvir as professoras, consideradas atoras capazes e comprometidas com as reais necessidades dos alunos, a fim de proporcionar maior flexibilidade e maior participação docente nos processos de mudança e tomada de decisões quanto aos currículos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra Cardoso de Moraes, Escola Estadual Coronel Paulino Carlos

Professora Doutora, Governo do Estado de São Paulo, Escola Estadual Coronel Paulino Carlos. R. Dona Alexandrina, 1087, Centro, 13560-290, São Carlos, SP, Brasil. Correspondência para/ Correspondence to: A.C. MORAES. E-mail: <moraes.ale@gmail.com>.

Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, Programa de Pós-Graduação em Educação. São Carlos, SP, Brasil.

Citas

Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/14024.htm>. Acesso em: 11 jul. 2009.

Brasil. Lei nº 11.114, de 16 de maio de 2005. Altera os Arts. 6º, 30, 32 e 87 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 maio 2005. Disponível em: <http://www.senado.gov.br>. Acesso em: 10 jul. 2009.

Brasil. Lei n. 11.274, 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos Arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 fev. 2006. Disponível em: <http://www.senado.gov.br>. Acesso em: 2 jun. 2009.

Carvalho, J.M.; Simões, R.H.S. O processo de formação continuada de professores: uma construção estratégico conceitual expressa nos periódicos. In: André, M. (Org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC, 2002, p.171-182.

Fusari, C.J.; Rios, A.T. Formação continuada dos profissionais do ensino. Cadernos Cedes, n.36, p.37-46, 1995.

Fusari, J.C. Formação continua de educadores na escola e em outras situações. In: Bruno, E.B.G.; Almeida, L.R.; Cristov, L.H.S. (Org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2002, p.17-24.

Fusari, J.C.; Franco, A.P. Formação contínua como um dos elementos organizadores do projeto político-pedagógico da escola. In: Brasil. Ministério da Educação. Formação continua de professores. Boletim 13, agosto de 2005, p.18-23. Disponível em: <http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150934FormacaoCProf.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2011.

Gatti, B.A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.37, p.57-186, 2008.

Hargreaves, A. et al. Aprendendo a mudar: o ensino para além dos conteúdos e da padronização. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Kramer, S. Melhoria da qualidade do ensino: o desafio da formação de professores em serviço. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.70, n.165, p.189-207, 1989.

Libâneo, J.C. Pontos críticos dos atuais cursos de Pedagogia. Presença Pedagógica, v.11, n.65, p.52-63, 2005.

Marin, J.A. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Caderno Cedes, n.36, p.13-20, 1995.

Mizukami, M.G.N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

Mizukami, M.G.N. Formadores de professores: conhecimentos da docência e casos de ensino. In: Reali, A.M.M.R.; Mizukami, M.G.N. (Org.). Formação de professores práticas pedagógicas e escola. São Carlos: UFSCar, 2000.

Tavano, V. Formação em serviço de professores em escolas municipais do extremo leste da capital paulista. 2012. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e Cultura, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.

Torres, R.M. Tendências da formação docente nos anos 90. In: Seminário Internacional. Novas Políticas Educacionais: críticas e perspectivas. 2., 1998, São Paulo. Anais... São Paulo: PUC-SP, 1998. p.173-191.

Publicado

2014-04-19

Cómo citar

Moraes, A. C. de, & Oliveira, R. M. M. A. de. (2014). A experiência de formação em serviço em escolas de um município do interior paulista. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(1), 35–46. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n1a2613

Número

Sección

Artículos