Traços de uma paisagem: os anos 60 e 70 e a formação de professores de matemática na região de Bauru (SP)

Autores/as

  • Ivete Maria Baraldi
  • Antonio Vicente Marafioti Garnica

Palabras clave:

Formação de professores, Matemática Moderna, História Oral, CADES

Resumen

Neste artigo, mostramos alguns traços de nossa pesquisa de doutorado, intitulada Retraços da Educação Matemática na Região de Bauru: uma história em construção (2003), desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. Trabalhamos com a história oral (temática) como metodologia de investigação e foram recolhidas entrevistas com oito professores de Matemática, atuantes nas décadas de 1960 e 1970, que, de uma forma ou outra, estiveram ligados à região de Bauru. Dentre os elementos constitutivos da formação dos professores, o que chamamos de tendências, julgados significativos e manifestados nas falas de modo insistente, podemos citar a importância da ferrovia, a Lei 5.692/71, o Movimento da Matemática Moderna e a CADES - Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário. Os aspectos focados neste artigo dizem respeito ao Movimento da Matemática Moderna e à formação por meio da CADES. Nossa intenção ao estudar o processo de constituição de uma Educação Matemática no interior do Estado de São Paulo foi, por um lado, contribuir para a História da Educação Matemática brasileira e, por outro, a de oferecer subsídios para se repensar a abordagem clássica a essa história, possibilitando reescrevê-la.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARALDI, I.M. Retraços da Educação Matemática na Região de Bauru: uma história em construção. Tese (Doutorado em Educação Matemática)-I nstituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, Rio Claro, 2003.

BERNARDO, M.V.C. Re-vendo a Formação do Professor Secundário nas Universidades Públicas do Estado de São Paulo. 1986. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação). PUC, São Paulo, 1986.

BÚRIGO, E. Z. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. Dissertação (Mestrado em Educa­ção) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989.

D'AMBROSIO, B. The dinamics and consequences of the Modern Mathematics reform movement for brazilian Mathematics Education. Tese (Doctorof Philosophy)-School of Education, Indiana University, Indiana, 1987.

Publicado

2005-06-30

Cómo citar

Baraldi, I. M., & Garnica, A. V. M. (2005). Traços de uma paisagem: os anos 60 e 70 e a formação de professores de matemática na região de Bauru (SP). Revista De Educação PUC-Campinas, (18). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/261

Número

Sección

Artículos