Alfabetização e letramento

desafios contemporâneos à docência nas séries iniciais

Autores/as

  • Márcia Martins de Oliveira Abreu Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a253

Palabras clave:

Alfabetização, Formação, Letramento

Resumen

O trabalho resulta de uma pesquisa de Mestrado em Educação que investigou as transformações conceituais e metodológicas dos processos de alfabetização e letramento ocorridas em decorrência da implementação do Ensino Fundamental de nove anos na rede municipal de ensino de Uberlândia no estado de Minas Gerais. O estudo permitiu reflexões sobre a caracterização da criança de seis anos, bem como o trabalho pedagógico desenvolvido com esta, no qual os sujeitos revelaram suas práticas e concepções sobre os processos de alfabetização e letramento, refletidos nos discursos e nas ações cotidianas. Tendo em vista o entendimento dos profissionais responsáveis pela implementação da política em foco, considera-se que a materialização desse processo de mudança pode se configurar nas práticas pedagógicas como limites ou possibilidades de desenvolvimento de um trabalho qualitativo com a alfabetização e o letramento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Martins de Oliveira Abreu, Universidade Federal de Uberlândia

Professora, Universidade Federal de Uberlândia, Escola de Educação Básica. Av. João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica, 38408-100, Uberlândia, MG, Brasil. E-mail: <mmartinsabreu@uol.com.br>.

Citas

André, M.E.D. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

Brandão, C.R. A pergunta a várias mãos: a experiência da partilha através da pesquisa na educação. São Paulo: Cortez, 2003.

Charlot, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

Ferreiro, E. Alfabetização em processo. 9.ed. São Paulo: Cortez, 1993.

Garcia, R.L. Alfabetização dos alunos das classes populares. São Paulo: Cortez, 1993.

Haetinger, M. Vamos fazer uma revolução?: então, preparem suas armas! In: Parolin, I.C.H. (Org.). Sou professor: a formação do professor formador. Curitiba: Positivo, 2009.

Kleiman, A.B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

Miranda, M.I. Problemas de aprendizagem na alfabetização e intervenção pedagógica. São Paulo: Cortez, 2008.

Soares, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Publicado

2012-06-22

Cómo citar

Abreu, M. M. de O. (2012). Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos à docência nas séries iniciais. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(1), 77–85. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a253

Número

Sección

Seção Temática: O Ensino Fundamental de Nove Anos