O lugar das crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos

Autores/as

  • Maria Renata Alonso Mota Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a247

Palabras clave:

Ensino fundamental de nove anos, Governamento, Infância

Resumen

O objetivo deste texto é discutir como o Ensino Fundamental de nove anos está inserido em práticas de governamento da infância e, ainda, como essas práticas possibilitam outro lugar escolar para as crianças de seis anos, a partir da noção de governamentalidade desenvolvida por Michel Foucault. Para tal, foram utilizados alguns documentos que tratam da política de Ensino Fundamental de nove anos elaborados pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e matérias jornalísticas que foram publicadas sobre o assunto no período mais intenso da implementação dessa política (2005-2008). Neste texto, tematiza-se o lugar das crianças de seis anos no Ensino Fundamental, procurando mostrar que, com o deslocamento das crianças de seis anos para o Ensino Fundamental, ocorre um esmaecimento de fronteiras entre os dois níveis educacionais e que tal deslocamento pode estar provocando a produção de um sujeito aluno de seis anos.

 

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Biografía del autor/a

Maria Renata Alonso Mota, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Doutora, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação. Av. Itália, Km 8, Campus Carreiros, 96201-900, Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: <mariarenata@terra.com.br>.

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Publicado

2012-06-22

Cómo citar

Mota, M. R. A. (2012). O lugar das crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(1), 23–31. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a247

Número

Sección

Seção Temática: O Ensino Fundamental de Nove Anos