Formar-se professora para a educação do/no campo

percepções de licenciandas do campo em memoriais de formação

Autores/as

  • Rosemeire Aparecida Cardoso Correia Escola Municipal Rural 14 de Agosto
  • Simone Albuquerque da Rocha Escola Municipal Rural 14 de Agosto

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2371

Palabras clave:

Educação do campo, Memoriais de formação, Profissão docente

Resumen

Esse artigo analisa percepções de licenciandas oriundas da vida no/do campo e de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra sobre a constituição da identidade docente durante a formação inicial, ou seja, quando vão percebendo o movimento de tornar-se professoras no decorrer de sua formação. Objetiva trazer dados sobre a carreira profissional do docente que trabalha em escola do campo no Brasil e a relevância que se atribui à profissão de professor. Trata-se de uma pesquisa longitudinal, desenvolvida durante os quatro anos da licenciatura de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Gosso - Campus Universitário de Rondonópolis. Os sujeitos são quatro licenciandas advindas do campo. Para o levantamento dos dados, optou-se pelo método (auto)biográfico, tendo como instrumento as “narrativas de si” em memoriais de formação desenvolvidos semestralmente durante a formação inicial. Para este texto, foram analisados os dados do terceiro e quarto memoriais desenvolvidos em 2010, os quais evidenciaram serem precárias as condições de trabalho dos professores que atuam em escola do campo, resultando em diversos problemas. Demonstrou, ainda, que o professor tem papel fundamental na mudança da sociedade, apesar da pouca valorização que a esfera pública apresenta para com este profissional.

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Biografía del autor/a

Rosemeire Aparecida Cardoso Correia, Escola Municipal Rural 14 de Agosto

Professora, Escola Municipal Rural 14 de Agosto. Rondonópolis, MT, Brasil.

Simone Albuquerque da Rocha, Escola Municipal Rural 14 de Agosto

Professora Doutora, Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. Rondonópolis-Guiratinga, km 6, 78735-910,
Rondonópolis, MT, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: S.A. ROCHA. E-mail: <sa.rocha@terra.com.br>.

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Publicado

2013-12-31

Cómo citar

Correia, R. A. C., & Rocha, S. A. da. (2013). Formar-se professora para a educação do/no campo: percepções de licenciandas do campo em memoriais de formação. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(3), 355–366. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2371

Número

Sección

Artículos