O professor-pesquisador diante da produção escrita dos alunos

Autores/as

  • Beatriz Silva D’Ambrosio Miami University

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2362

Palabras clave:

Aprendizagem matemática, Construtivismo, Escrita, Leitura

Resumen

Com base no construtivismo radical de von Glasersfeld, foi possível estabelecer a fundamentação teórica para justificar a escrita de alunos como material informativo para seus professores. Definimos os professores construtivistas como professores-pesquisadores que criam modelos a partir da matemática dos alunos, planejando para eles atividades baseadas nesses modelos. Esse professor-pesquisador se propõe a fazer uma leitura hermenêutica da escrita dos estudantes, o que requer uma disposição para dar razão a eles. Tal leitura leva o professor a perceber como os alunos estão construindo conhecimento e também a aprofundar a sua própria compreensão da matemática. Foi utilizada a produção escrita de alunos para descrever o processo de leitura do professor-pesquisador que trabalha com uma postura construtivista.

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Biografía del autor/a

Beatriz Silva D’Ambrosio, Miami University

Doutora, Miami University, Department of Mathematics. 123 Bachelor Hall. 45056, Oxford, OH. USA. E-mail: <dambrobs@miamioh.edu>.

Citas

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Publicado

2013-12-31

Cómo citar

D’Ambrosio, B. S. (2013). O professor-pesquisador diante da produção escrita dos alunos. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(3), 249–258. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2362

Número

Sección

Seção Temática: Escritas, narrativas & formação docente em Educação Matemática