Sinalizadores de qualidade de aprendizagem no ensino superior de letras e artes

Autores/as

  • João Baptista de Almeida Junior

Palabras clave:

Ensino Superior, Qualidade de Aprendizagem, Indicadores de Qualidade, Cursos de Letras e Artes

Resumen

Este artigo aborda a questão da qualidade de aprendizagem, como uma categoria relevante para se empreender a tarefa educativa no ensino superior. Resulta de um subprojeto da pesquisa coletiva A questão da qualidade do ensino superior numa sociedade em processo de mudança acelerada: significado, revisão crítica, propostas para seu desenvolvimento, desenvolvida em 2003, pelo grupo de docentes da Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. O material empírico é derivado das entrevistas realizadas com 12 profissionais de renome das áreas de Letras e Artes e que atuam nas universidades do país. Para a coleta de dados, foi encaminhado a cada entrevistado um roteiro de questões sobre problemas do ensino na maioria das IES, não só do Brasil, como do exterior. Destacamos aqui os seguintes itens do roteiro: qualidades básicas do perfil do profissional formado nos cursos das áreas referidas; o suposto despreparo do estudante frente às exigências de qualidade no curso e área; e apreciações sobre propostas que enfatizam o aprender a aprender e que dividem a responsabilidade do processo de aprendizagem entre professor e aluno.

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Publicado

2005-11-30

Cómo citar

Almeida Junior, J. B. de. (2005). Sinalizadores de qualidade de aprendizagem no ensino superior de letras e artes. Revista De Educação PUC-Campinas, (19). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/234

Número

Sección

Artículos