Ensino de letras e artes na educação superior e a questão da inovação pedagógica

Autores/as

  • Maria Eugênia de Lima e Montes Castanho

Palabras clave:

Universidade, Docência, Inovação, Arte

Resumen

O objetivo deste trabalho é, a partir de entrevistas realizadas com profissionais do ensino superior da área de Letras e Artes, detectar questões relevantes imbricadas na problemática. Foram realizadas entrevistas com personalidades ilustres nas áreas estudadas e identificadas duas categorias teóricas fundamentais: a inovação em educação e a função da arte na educação. Com relação à inovação pedagógica, concluímos que esta se dá quando são atingidas as estruturas profundas do ensino. Quanto à função da Arte, afirmamos que se trata de uma atividade humana de pleno valor cognoscitivo, tão fundamental quanto as outras formas de explorar a realidade. É um dos aspectos para entender a historicidade da sociedade humana, aspecto esse que condiciona o respectivo ensino.

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Publicado

2005-11-30

Cómo citar

Castanho, M. E. de L. e M. (2005). Ensino de letras e artes na educação superior e a questão da inovação pedagógica. Revista De Educação PUC-Campinas, (19). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/233

Número

Sección

Artículos