A construção de projetos como possibilidade educativa

Autores/as

  • Lea das Graças Camargos Anastasiou

Palabras clave:

Projetos em Articulação, Profissionalização Docente, Ação Colegiada

Resumen

Este texto aborda elementos sobre a construção de projetos direcionados ao processo de ensinagem na esfera universitária, retomando tópicos referentes á profissionalização docente na educação superior. Contextualiza os processos de profissionalização, pontuando alguns de seus determinantes e explicita elementos referentes aos diferentes projetos propostos, visando uma articulação da ação dos sujeitos que atuam que atuam universidade, na direção de algo que se poderia qualificar como ação colegiada. Pontua questões que poderiam estar norteando os projetos em suas diferentes especificidades: o projeto institucional, o do curso, o do docente e o do discente, articulados num projeto integrador de gestão do conhecimento para uma universidade comprometida com a função social que lhe cabe.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANASTASIOU, L.G.C. Desafios de um pro­ cesso de profissionalização Continuada: ele­ mentos da teoria e da prática. Revista Sabe­ res, UNERJ, v.1, n. maio/agosto, p.22-37, 2000.

ANASTASIOU. L.G.C. Educação superior e preparação pedagógica: elementos para um começo de conversa. Revista Saberes, UNERJ, v.2, n.2, maio/agosto, 2001.

MORIN, E. Epistemologia da complexidade. ln: SCHNITMAN, D.F. (org.). Novos paradigmas culturais, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SOUZA, B. Introdução a uma ciência pós­ moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SOUZA, B. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 4.ed. São Paulo: Cortez, 1997.

Publicado

2006-11-30

Cómo citar

Anastasiou, L. das G. C. (2006). A construção de projetos como possibilidade educativa. Revista De Educação PUC-Campinas, (21). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/212

Número

Sección

Artículos