Perspectivas práticas de abordagens historiográficas no ensino dos conteúdos da disciplina história da educação

Autores/as

  • Eliane Mimesse

Palabras clave:

História da Educação, Prática de Ensino

Resumen

Este artigo objetiva apresentar as contribuições teóricas, a partir das novas abordagens historiográficas, dos conteúdos da disciplina História da Educação. Essa é uma disciplina recorrentemente questionada em suas finalidades pelos alunos, por apresentar um caráter eminentemente teórico. Pode ser trabalhada a partir de metodologias variadas: a opção, neste caso, foi o uso de exemplos vinculados ao cotidiano e à história local. O campo da História da Educação configura-se e apresenta-se com extrema riqueza a cada nova pesquisa divulgada, portanto é necessário o incentivo às práticas pedagógicas embasadas na retomada da documentação e outras fontes referentes à história da educação, sem necessariamente fazer-se uso de um único manual. Para o desenvolvimento dessas reflexões serão utilizados exemplos práticos, aplicados no decorrer dos últimos anos em aulas ministradas no curso de licenciatura em Pedagogia, em diferentes instituições de ensino superior. Tem-se, ainda, como ação diferencial na aplicação e posterior análise dos conteúdos o resgate da história da educação brasileira a partir do regional e local.

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Publicado

2008-06-30

Cómo citar

Mimesse, E. (2008). Perspectivas práticas de abordagens historiográficas no ensino dos conteúdos da disciplina história da educação. Revista De Educação PUC-Campinas, (24). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/116

Número

Sección

Artículos