Feminismo revisitado: práticas e representações políticas de educadoras paraibanas em 1930

Autores/as

  • Charliton José dos Santos Machado
  • Maria Lúcia da Silva Nunes

Palabras clave:

Educadoras, Práticas Políticas, Relações de Gênero

Resumen

Este artigo analisa as práticas e representações políticas de educadoras paraibanas no decorrer do ano de 1930. Teórica e metodologicamente, ampara-se na nova história cultural e no conceito de gênero a fim de desvelar, historicamente, registros, relatos e documentos relativos a uma parcela da atuação política, docente e literária de educadoras, comumente obliteradas na historiografia daquele período. As fontes utilizadas são matérias jornalísticas difundidas pelo Jornal A União, órgão da imprensa oficial do Estado da Paraíba. O estudo dos documentos sinaliza que as práticas políticas das referidas educadoras promoveram, de forma tática, mudanças nos padrões e no imaginário feminino da República Velha e seu engajamento nos acontecimentos da época propiciou a visibilização de uma crescente participação feminina na esfera pública pós-1930.

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Publicado

2008-06-30

Cómo citar

Machado, C. J. dos S., & Nunes, M. L. da S. (2008). Feminismo revisitado: práticas e representações políticas de educadoras paraibanas em 1930. Revista De Educação PUC-Campinas, (24). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/111

Número

Sección

Artículos