Avaliação do ensino superior no contexto da pós-graduação

Autores/as

  • Michele Silva Sacardo
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Palabras clave:

avaliação da pós-graduação, avaliação do Ensino Superior, CAPES

Resumen

O artigo visa contribuir para ampliar a discussão sobre a avaliação do ensino superior no âmbito da pós-graduação. Com base nas discussões realizadas pela comunidade acadêmica em relação aos critérios de avaliação da pós-graduação adotados pela CAPES, busca subsídios para uma política de avaliação que inclua a diversidade do conhecimento produzido. Ao final são apresentadas algumas reflexões sobre os desafios que são postos à pós-graduação e aos próprios pesquisadores para aperfeiçoar os mecanismos de avaliação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARANTES, E. M. de M., LOBO, L. F. FONSECA, T. M. G. Pensar: a que será que se destina? Diferentes tempos de uma reflexão

sobre a morte anunciada do educador. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v.16, n.1, p. 50-68, jan. 2004.

AXT, M. O pesquisador frente à avaliação na Pós-Graduação: em pauta novos modos de subjetivação. Psicologia & Sociedade,

Florianópolis, v.16, n. 1, p. 69-85, jan. 2004.

BELLONI, I. et al. Avaliação institucional da Universidade de Brasília. In: DIAS SOBRINHO, J.; BALZAN, N. C. Avaliação institucional: teorias e experiências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000, p. 87-113.

CAPES. Avaliação. Disponível em: <http://www.CAPES.gov.br/CAPES/portal/> Acesso em: 28 ago. 2005.

CAPES Relatório Final da Avaliação Trienal da Pós-graduação: período avaliado: 2001-2003. CAPES, 2005. Disponível em:http://www.CAPES.gov.br. Acesso em: 25 set. 2007

CAPES. Relatório final da avaliação trienal. 2004. Disponível em: <http://www2.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/Avaliacao_Trienal_2004.htm>. Acesso em: 20 ago. 2007.

CHAUÍ, M. de S. Escritos sobre a universidade. São Paulo:UNESP, 2001.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.

HAYASHI, C. R. M. Presença da educação brasileira na base de dados Francis: uma abordagem bibliométrica. Dissertação. (Mestrado em Educação) São Carlos: PPGE/UFSCar, 2004.

MANCEBO, D. Avaliação na educação superior, estado e produção de subjetividades. XXIV Reunião Anual da ANPED, 2001. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/24/T1182129657310.doc>. Acesso em: 20 jun. 2007.

MOLON, S. I. Algumas questões epistemológicas e éticas da psicologia: a avaliação em discussão. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v.16 (1), p. 108-123, jan. 2004.

ROCHA, M.L. da, ROCHA, D. Produção de conhecimento, práticas mercantilistas e novos modos de subjetivação. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v.16 (1), p. 13-36, jan. 2004.

SANTOS, B. de S. Da idéia de Universidade à Universidade de idéias. In: SANTOS, B. de S. Pela Mão de Alice: o social e o político na pósmodernidade. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 187-226.

SCHWARTZMAN, S. Funções e metodologias de avaliação do ensino superior. In: Avaliação da Universidade: proposta e perspectivas. Brasília: Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, 1988. p.21-46. (Estudos e Debates, 14)

SIMÕES, R. H. S. Da avaliação da educação à educação da avaliação: o lugar do(a) educador(a) no processo da avaliação da pósgraduação no Brasil. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v.16, n. 1, p. 124-134, abr. 2004.

Publicado

2008-12-13

Cómo citar

Sacardo, M. S., & Hayashi, M. C. P. I. (2008). Avaliação do ensino superior no contexto da pós-graduação. Revista De Educação PUC-Campinas, (25). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/102

Número

Sección

Artículos