Universidade e pesquisa

caminhos conexos

Autores/as

  • Lidia Maria Rodrigo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a1003

Resumen

Entre as múltiplas funções educativas da universidade, ensino e pesquisa costumam merecer especial destaque. O ensino refere-se à disseminação dos produtos do conhecimento consolidado; a pesquisa consiste, em termos gerais, na busca e produção de novos conhecimentos. Esta última, em lugar de enfatizar o produto do conhecimento, como faz o ensino, enfatiza, sobretudo, os processos de sua produção. Compete à universidade propiciar ao estudante o acesso a essas duas formas de relação com o saber.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lidia Maria Rodrigo, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Av. Bertrand Russell, 801, Cidade Universitária, 13083-865, Campinas, SP, Brasil. E-mail: <lidia@lexxa.com.br>.

Citas

Gamboa, S.S. As condições da produção científica em educação: do modelo de áreas de concentração aos desafios das linhas de pesquisa. Educação Temática Digital, v.4, n.2, p.78-93, 2003.

Gomes, E. País tem história universitária tardia. Jornal da Unicamp, n.191, ano 17, 2002.

Mondolfo, R. Problemas e métodos de investigação na história da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1969.

Platão. O banquete. In: Platão. Diálogos. São Paulo: Abril Cultural, 1972. p.7-60.

Severino, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Publicado

2012-11-01

Cómo citar

Rodrigo, L. M. (2012). Universidade e pesquisa: caminhos conexos. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(2), 263–268. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a1003

Número

Sección

Artículos