Direito, qualidade e gestão da educação no ensino fundamental de nove anos na rede municipal de Diadema

Autores/as

  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo
  • Carla de Oliveira Rosa Universidade Federal de São Paulo
  • Felipe Willian Ferreira de Alencar Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a1000

Palabras clave:

Direito à educação, Ensino fundamental de nove anos, Gestão democrática, Políticas educacionais, Qualidade do ensino

Resumen

Este artigo apresenta resultados e análises de pesquisa qualitativa em educação sobre a implementação do Ensino Fundamental de nove anos na Rede Municipal de Ensino de Diadema. Realizou-se um estudo sobre o desdobramento das Leis Federais nº 11.114/2005 e nº 11.274/2006 na rede, a partir de uma pesquisa de campo em duas escolas, uma de Ensino Fundamental e outra de Educação Infantil que atendia crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os dados da pesquisa de campo foram coletados por meio de observações do cotidiano escolar e de entrevistas com os sujeitos envolvidos no processo educativo, sendo analisados à luz do direito à educação, da qualidade do ensino e da gestão democrática. Os resultados indicaram que não houve ampliação do atendimento na pré-escola, que ainda não há um currículo definido para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e que, apesar das informações terem sido socializadas, os profissionais da escola e a comunidade escolar não participaram das discussões e das decisões sobre a mudança.

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Biografía del autor/a

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Professora Doutora, Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Estr. do Caminho Velho, 333, Pimentas, 07252-312, Guarulhos, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: M.A. JACOMINI. E-mail:
<marciajacomini@uol.com.br>.

Carla de Oliveira Rosa, Universidade Federal de São Paulo

Graduando, Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Ciências Ambientais, Química e Farmacêutica, Licenciatura Plena em Ciências. Diadema, SP, Brasil.

Felipe Willian Ferreira de Alencar, Universidade Federal de São Paulo

Graduando, Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Ciências Ambientais, Química e Farmacêutica, Licenciatura Plena em Ciências. Diadema, SP, Brasil.

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Publicado

2012-11-01

Cómo citar

Jacomini, M. A., Rosa, C. de O., & Alencar, F. W. F. de. (2012). Direito, qualidade e gestão da educação no ensino fundamental de nove anos na rede municipal de Diadema. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(2), 229–239. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a1000

Número

Sección

Artículos