Estado, educação e avaliação externa: relações e conseqüências

Autores/as

  • Ana Lúcia Garcia
  • Iraíde Marques de Freitas Barreiro

Palabras clave:

Estado, Avaliação Externa, Escola

Resumen

Para melhor analisar o sistema nacional de avaliação do ensino via exames padronizados e aplicados em larga escala, é importante compreender a lógica, premissas ou concepções que se tem de Estado. Desse modo, o presente artigo trata, a princípio, da constituição desse Estado Avaliador, propositor de políticas públicas de cunho neoliberal; em seguida, parte-se para uma breve análise de como a educação tem sofrido com as conseqüências da política de cunho neoliberal e como a avaliação externa caminha ao encontro desse Estado. Por fim, destaca-se como o estudo do local - a escola - é importante para que os seus agentes possam compreender os processos avaliativos, apropriarem-se dos resultados e imprimir-lhes novos significados e, conseqüentemente, novas ações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo. Pósneoliberalismo: as políticas sociais e o Estado

democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004 (Coleção Polêmicas do nosso tempo, v. 56)

BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 26, n. 92, p. 725-

, Especial, out. 2005.

CANÁRIO, Rui. Os estudos sobre a escola: problemas e perspectivas. In: BARROSO, João. O estudo da escola. Portugal: Editora

Porto, 1996, p. 121-149.

CARNOY, Martin. Estado e Política Pública. Tradução Puccamp. 3. ed. Campinas: Papirus, 1988. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n.100, Especial, p. 989-1014, out. 2007.

FINI, Maria Inês (Coord.). Proposta curricular do Estado de São Paulo. São Paulo: SEE, 2008.

FREITAS, Luiz Carlos de. Qualidade negociada: avaliação e contra-regulação na escola pública. Educação e Sociedade. Campinas, v. 26, n. 92, p. 911-913, Especial, out. 2005.

GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Escola S. A. Brasília: CNTE, 1996, p.9-49.

HÖFLING, Eloísa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes. Ano XXI, n. 55, nov. 2001, p. 30-34.

LIMA, Lícínio C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.LÜCK, Heloísa.

concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis: Vozes, 2006. Série: Cadernos de Gestão.

MARTINS, Ângela Maria. Autonomia da escola: a (ex)tensão do tema nas políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2002.

MAUÉS, Olgaíses Cabral. Reformas internacionais na educação e formação de professores. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 118, março, p.98-117, 2003.

NETO, Antonio Cabral. Educação e gestão descentralizada: Conselho Diretor, Caixa Escolar, Projeto Político-Pedagógico. Enfoque 72. Brasília, v. 17, n. 72, p. 35-46, fev./jun. 2000.

OLIVEIRA, Romualdo Portela. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica.

Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100, Especial, p. 989-1014, out. 2007.

PALMA FILHO, João Cardoso. Política educacional brasileira: educação brasileira numa década de incertezas (1990-2000). São Paulo: CTE Editora, 2005.

Publicado

2008-11-30

Cómo citar

Garcia, A. L., & Barreiro, I. M. de F. (2008). Estado, educação e avaliação externa: relações e conseqüências. Revista De Educação PUC-Campinas, (25). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/100

Número

Sección

Artículos