Alfabetização cartográfica a partir do esporte de orientação para a compreensão da realidade social | Cartographic literacy from the orienteering sports for the comprehension of social reality

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4302

Keywords:

Alfabetização. Cartografia. Educação esportiva. Geografia.

Abstract

O objetivo deste trabalho é analisar se o uso do esporte de orientação é um instrumento didático satisfatório à aprendizagem da alfabetização cartográfica, de maneira que o aluno possa aprender não somente ler, mas também compreender a realidade social por meio da correlação com a representação cartográfica. Há necessidade dessa aprendizagem para que os alunos compreendam a importância do  processo de aquisição de conhecimentos sobre a análise e a interpretação de mapas em uma inter-relação com a realidade social. Para a pesquisa foram realizadas leituras de textos que trabalham com alfabetização cartográfica, trabalho de campo com observação participante e aplicação de questionário para os alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campo Grande (Mato Grosso do Sul). De acordo com a análise dos dados é possível afirmar que o esporte de orientação contribui para a interpretação da realidade social, mas não esgota a necessidade ampla, complexa e contraditória do trato pedagógico das diversas disciplinas na compreensão da temática que se desvela.

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Author Biographies

Kleiton Ramires Pires Bezerra, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária, Mestrado Profissional em Educação. Av. Dom Antonio Barbosa (MS-080), 4155, Bloco Verde (E), Sala T08, 79115-898, Campo Grande, MS, Brasil.

Walter Guedes Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária, Mestrado Profissional em Educação. Av. Dom Antonio Barbosa (MS-080), 4155, Bloco Verde (E), Sala T08, 79115-898, Campo Grande, MS, Brasil.

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Published

2019-06-26

How to Cite

Bezerra, K. R. P., & Silva, W. G. (2019). Alfabetização cartográfica a partir do esporte de orientação para a compreensão da realidade social | Cartographic literacy from the orienteering sports for the comprehension of social reality. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(2), 213–224. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4302