Avaliação do ensino superior no Brasil e o plano nacional de educação 2001-2010

Autores/as

  • Marcelo Moreira Antunes Centro Universitário da Cidade

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a42

Palabras clave:

Avaliação do ensino superior, Plano Nacional de Educação, Qualidade do ensino

Resumen

Este estudo objetiva refletir sobre as concepções presentes na avaliação do ensino superior frente às metas apresentadas no Plano Nacional de Educação pluriênio 2001-2010 instituído pela Lei nº 10172/2001 promulgada ainda sob o governo de Fernando Henrique Cardoso. No Plano Nacional de Educação pôde-se destacar como meta o aumento do número de vagas no ensino superior, porém sem perder a qualidade do ensino. Esse foco coloca tensão no ponto relacionado à avaliação do ensino superior, pois o sistema de avaliação governamental deve equilibrar os padrões de qualidade almejados e a massificação da oferta apoiada na iniciativa privada. Mediar essa questão e administrar as tensões geradas por esses fatos é tarefa para o atual sistema da avaliação do ensino superior, que deve estar em consonância com a comunidade acadêmica, englobando todos no processo e se reconstruindo no cotidiano educacional.

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Biografía del autor/a

Marcelo Moreira Antunes, Centro Universitário da Cidade

Centro Universitário da Cidade, Curso de Educação Física. Av. General Olyntho Pillar, 355, Bloco 1, Barra da Tijuca, 222793-610, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: <antunesmm@hotmail.com>.

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Publicado

2012-04-17

Cómo citar

Antunes, M. M. (2012). Avaliação do ensino superior no Brasil e o plano nacional de educação 2001-2010. Revista De Educação PUC-Campinas, 16(1), 39–47. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n1a42

Número

Sección

Seção Temática: O Plano Nacional de Educação