Discursos coletivos sobre inovação curricular na formação inicial de professores / Collective speeches about curricular innovation in initial teacher training

Authors

  • Elize Keller-Franco Centro Universitário Adventista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3540

Keywords:

Formação inicial de professores. Inovação curricular. Licenciatura.

Abstract

O presente estudo objetivou captar, a partir da visão dos alunos participantes de uma proposta curricular alternativa em cursos de Licenciatura, o modo como está sendo construído o seu processo formativo e os pontos diferenciais da proposta em andamento, na medida em que se considera que são os envolvidos que põem à mostra o movimento real da mudança. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que empregou como instrumento de coleta de dados os grupos de discussão. Como método de análise, foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados evidenciaram que a proposta pedagógica em questão visa à constituição de um profissional crítico, com postura propositiva frente aos desafios da educação brasileira, mediante uma proposta curricular emancipatória que abre espaço para a autonomia e o protagonismo dos alunos. O currículo rompe com a estrutura disciplinar, encaminhando-se para uma abordagem integrada. Os alunos apresentaram uma visão crítica do projeto, apontando problemas e conflitos gerados em seu andamento, bem como as mudanças em movimento.

Palavras-chave: Formação inicial de professores. Inovação curricular. Licenciatura.

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Author Biography

Elize Keller-Franco, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Centro Universitário Adventista de São Paulo, Curso de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação. Estrada de Itapecerica, 5859, 05858-001, São Paulo, SP, Brasil.

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Published

2017-10-20

How to Cite

Keller-Franco, E. (2017). Discursos coletivos sobre inovação curricular na formação inicial de professores / Collective speeches about curricular innovation in initial teacher training. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(3), 457–473. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3540