Blogs escolares: dispositivos comunicacionais para a aprendizagem colaborativa

Authors

  • Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schönin Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ademilde Silveira Sartori Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2689

Keywords:

Ambiência comunicativa, Aprendizagem colaborativa, Blog, Comunicação, Ecossistema comunicativo, Interação

Abstract

Instituições escolares estão adotando dispositivos de comunicação disponibilizados pela rede que viabilizam propostas pedagógicas que promovem a aprendizagem colaborativa. Este artigo trata das conclusões obtidas pela realização de uma pesquisa documental com a intenção de compreender como a escola básica cria e mantém dispositivos de comunicação com os alunos. A metodologia utilizada teve cunho qualitativo e interpretativo. O procedimento metodológico consistiu na análise de documentos escritos online: os blogs das Escolas Básicas Municipais. O corpus da pesquisa foi constituído por 24 blogs de escolas básicas da rede municipal de Florianópolis. A partir de suas características interativas, comunicacionais, institucionais e pedagógicas, a análise buscou compreender como as escolas estão propiciando dispositivos que favoreçam a construção de ambiências comunicativas. O blog é um dispositivo de comunicação potencialmente interativo porque permite a coautoria, a troca de papéis entre emissor e receptor, e a mensagem se torna uma construção conjunta entre ambos. A pesquisa verificou a subutilização da característica de interatividade como consequência da maneira pela qual o blog tem sido administrado, com um autor apenas, o que reduz sua capacidade comunicativa e implica a necessidade de desenvolvimento de estratégias para o domínio técnico do dispositivo bem como um maior aprofundamento na compreensão do que vem a ser interatividade. Há a necessidade de se potencializar o ambiente comunicativo na escola, e os blogs têm uma importante contribuição a dar.

Palavras-chave: Ambiência comunicativa. Aprendizagem colaborativa. Blog. Comunicação. Ecossistema comunicativo. Interação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schönin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da
Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis, SC, Brasil.

Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Doutora, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, 88035-001, Florianópolis, SC, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: A.S.
SARTORI. E-mail: <ademildesartori@gmail.com>.

References

Barbosa, E.; Granado, A. Weblogs: diário de bordo. Porto: Porto, 2004.

Gomez, M.V. Cibercultura, formação e atuação docente em rede: guia para profesores. Brasília: Liberlivro, 2010.

Jenkins, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

Lorenzi, G.C.C.; Pádua, T.R.W. Blog nos anos iniciais do Fundamental I. In: Rojo, R.; Moura, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p.34-54.

Marcone, M.A.; Lakatos, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Martín-Barbero, J. Desafios culturais: da comunicação à educomunicação. In: Citelli, A.; Costa, M.C.C. (Org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011. p.121-134.

Martirani, L.A. Educomunicação ambiental universitária e o blog Educorumbatai. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 35., 2012, Fortaleza. Anais eletrônicos...Fortaleza: Intercom, 2012. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/

R7-1589-1.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2014.

Rego, T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2000.

Rojo, R. Pedagogia dos ultiletramentos. In: Rojo, R.; Moura, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p.11-31.

Sartori, A.S.; Soares, M.S.P. Concepção dialógica e as NTICs: a educomunicação e os ecossistemas comunicativos. In: Colóquio Internacional Paulo Freire, 5., 2005, Recife. Anais eletrônicos… Recife: USP, 2005. Disponível em: <http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/86.pdf>. Acesso em: 13

nov. 2014.

Sartori, A.S.; Souza, K.R. Educomunicação e desenhos animados: construindo o conceito de prática pedagógica educomunicativa desde a Educação Infantil. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 36., 2013, Manaus. Anais eletrônicos… Manaus: Intercom, 2013. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/

resumos/R8-0225-1.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2014.

Silva, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

Torres, P.L.; Irala, E.A.F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In: Torres, P.L. (Org.). Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, 2014. p.61-93.

Wolton, D. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Published

2014-12-19

How to Cite

Schönin, R. R. Z. V., & Sartori, A. S. (2014). Blogs escolares: dispositivos comunicacionais para a aprendizagem colaborativa. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(2), 155–163. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2689

Issue

Section

Articles