A educação, o brincar e a infância contemporânea

Autores

  • Ana Marta Meira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a995

Palavras-chave:

Brincar , Cultura, Educação infantil, Infância contemporânea, Psicanálise

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre a infância contemporânea, o brincar, a educação, a cultura, a cidade e a arte, a partir de uma análise transdisciplinar. As contribuições da Psicologia e da Psicanálise são importantes para o aprofundamento de estudos sobre o tema, problematizando questões referentes à crescente medicalização da infância e sua extensão na educação. As configurações do laço e do espaço social encontram-se articuladas a posições que oscilam entre o automatismo e o incremento de trocas coletivas, sendo o brincar considerado fundamental na educação das crianças e em seu processo de subjetivação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Marta Meira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pesquisadora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Grupo de Pesquisa em Educação e Arte. Av. Paulo Gama, s/n., Prédio 12201, Sala 700-14, Centro, 90046-900, Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: <anamartameira@gmail.com>.

Referências

Agamben, G. Enfance et histoire: destruction de l’expérience et origine de l’histoire. Paris: Payot et Rivages, 2002.

Ariès, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

Barbosa, A.M. Interterritorialidade na arte/educação e na arte. In: Barbosa, A.M.; Amaral, L. (Org.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Senac, 2008. p.23-43.

Bergès, J.; Balbo, G. A atualidade das teorias sexuais infantis. Porto Alegre: CMC, 2001.

Certeau, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2001.

Dolto, F. No jogo do desejo. São Paulo: Ática, 1996. Faria, A.L.G.; Palhares, M.S. (Org.). Educação infantil: rumos e desafios. São Paulo: Autores Associados, 2000.

Freire, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Gagnebin, J.M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1999.

Hyppolite, J. Comentario hablado sobre la Verneinung de Freud. In: Lacan, J. Escritos II. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 1987.

Korpi, B.M. The politics of pre-school: intentions and decisions underlying the emergence and growth of the Swedish pre-school. Stockholm: The Ministry of Education and Research, 2007. Available from: <http://www.sweden.gov.se/content/1/c6/09/10/62/322638cd.pdf>. Cited: 12 May 2011.

Kristeva, J. As novas doenças da alma. São Paulo: Rocco, 2002.

Kuhlmann Júnior, M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

Meira, A.M. A cultura do brincar: a infância contemporânea, o brincar e a cultura no espaço da cidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/5120>.

Meira, A.M. Olhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre: infância contemporânea, psicanálise, educação e arte. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/29782>.

Piaget, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.

Roudinesco, E. Por que a psicanálise? Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

Saxena, S. Atlas: child and adolescent mental health: global concerns, implications for the future. Geneva: World Health Organization, 2005. Available from: <http://www.who.int/mental_health/resources/Child_ado_atlas.pdf>. Cited: 14 May 2011.

Sweden. Ministry of Education and Research Sweden. Government Offices of Sweden. Preschool pedagogy to nanotechnology: education and research in Sweden - democratic values, fundamental to the system. 2009. Available from: <http://www.sweden.gov.se/content/1/c6/13/10/20/618c6013.pdf>. Cited: 12 May 2011.

Trilla, J.; Ghanem, E. Educação formal e não-formal. São Paulo: Summus, 2008.

Downloads

Publicado

2012-11-01

Como Citar

Meira, A. M. (2012). A educação, o brincar e a infância contemporânea. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(2), 173–179. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a995

Edição

Seção

Seção Temática: Educação Infantil: história, políticas e perspectivas