Cuidar e educar

reflexões da perspectiva da Psicologia

Autores

  • Maria Eufrásia de Faria Bremberger Faculdades Integradas Einstein de Limeira
  • Vera Lúcia Trevisan de Souza Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a994

Palavras-chave:

Cuidar e educar, Psicologia educacional, Saúde psicológica

Resumo

O cuidar e o educar no contexto educacional infantil têm sido marcados por vários debates pela comunidade científica e esfera política, já que as ações que emanam dos cuidados nesses ambientes institucionais recaem sobre o desenvolvimento da criança. Essa pesquisa, de natureza bibliográfica, buscou analisar como produções científicas de dissertações e teses dos programas de pós-graduação em Psicologia tratam dessa questão e quais as ideias que sustentam a concepção de cuidar e educar, após divulgação do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Teve como fonte o banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resultados dessa pesquisa constataram que as produções em Psicologia, de certa forma, apresentam uma visão mais pedagógica do que propriamente psicológica do fenômeno, cujo olhar está mais voltado ao fazer da ação pedagógica do professor do que ao se relacionar. Além disso, atribuem a melhor formação dos professores como primordial na promoção da saúde psicológica das crianças, conferindo-lhes excessiva responsabilidade e desconsiderando a complexa rede de relações que caracterizam esses espaços.

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Biografia do Autor

Maria Eufrásia de Faria Bremberger, Faculdades Integradas Einstein de Limeira

Professora, Faculdades Integradas Einstein de Limeira, Departamento de Psicologia. R. Raul Machado, 134, 13485-024, Limeira, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondende to: M.E.F. BREMBERGER. E-mail: <brembergerfb@ig.com.br>.

Vera Lúcia Trevisan de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Doutora, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Campinas, SP,
Brasil.

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Publicado

2012-11-01

Como Citar

Bremberger, M. E. de F., & Souza, V. L. T. de. (2012). Cuidar e educar: reflexões da perspectiva da Psicologia. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(2), 163–172. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a994

Edição

Seção

Seção Temática: Educação Infantil: história, políticas e perspectivas