Repensando a potencialidade da concepção de vocação e de ofício do professor
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8691Palavras-chave:
Condição de trabalho docente, Disciplina (Conhecimento), Empreendedorismo, Vocação do professorResumo
O termo vocação tem sido colocado de lado em prol da profissionalização. Contemporaneamente, os valores empresariais colonizam nossas formas de vida, inclusive na educação. O trabalho do professor, por exemplo, vem se adequando cada vez mais aos valores profissionalizantes do mercado. A ideia de ofício do professor, por isso, está em desuso e parece fora de “situação”, uma vez que o ofício não se adequa, por exemplo, à exigência de flexibilidade no trabalho. Há, portanto, uma mudança de lógica na escola que visa se adequar ao sistema econômico hegemônico modificando profundamente a nossa concepção dos valores na educação. Entretanto, alguns pensadores sobre a educação, em nossos dias, resgatam a potencialidade de retomarmos a concepção de vocação e ofício. É o caso de Jorge Larrosa. Este artigo busca trazer à tona a importância dessa posição crítica de Larrosa. Para isso, realiza-se uma investigação crítica-interpretativa da bibliografia em torno dessa problemática que Larrosa evidencia ao discutir com outros pensadores contemporâneos, como Sennett e Deleuze entre outros.
Downloads
Referências
Agamben, G. Moyens sans fins: Notes sur la politique. Paris: Éditions Payt et Rivages, 2010.
Canetti, E. A língua absolvida: história de uma juventude. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Deleuze, G. Proust et les signes. Paris: PUF, 1970.
Flusser, V. Gestos. São Paulo: Annablume, 2014.
Focillon, H. Vie des formes: suivi de L’éloge de la main. Paris: PUF, 1955.
Foucault, M. Surveiller et punir: Naissance de la prison. Paris: Gallimard, 1975.
Larrosa, J. Esperando não se sabe o quê: Sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
Laval, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
Masschelein, J.; Simons, M. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
Masschelein, J.; Simons, M. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
Merleau-Ponty, M. La structure du comportement. Paris : PUF, 2002.
Sennett, R. O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.
Weber, M. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Centauro, 2001.
Williams, J. Stoner. Rio de Janeiro: Rádio Londres, 2014.