Um caso de "projetação" a aprendizagem cooperativa no ensino de matemática para a engenharia

THE CO-OPERATIVE LEARNING IN THE MATHEMÁTIC TEACHING FOR ENGINEERING

Autores

  • Raquel Normandia Moreira Brumatti
  • David Bianchini

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem em “Projetação", Aprendizagem Cooperativa, Organização e Avaliação

Resumo

Orientações curriculares para várias profissões sugerem a Experiência vivência de alunos no trabalho em grupo durante a sua formação, para desenvolverem aspectos sócio-acadêmicos necessários ao seu futuro profissional. Do ponto de vista da psicologia, a interação social na realização de tarefas em grupos conduz a uma aprendizagem cooperativa propiciando a construção de um conhecimento mais eficiente. Do ponto de vista prático, o cotidiano do aluno, que alterna períodos de trabalho e de aulas, tem limitado o seu grau de envolvimento com as disciplinas do curso e o seu tempo útil para estudo. Nestes sentidos, a  perspectiva discutida para trabalho em grupo cooperativo é a de que as ações do aluno o conduzam a uma aprendizagem compartilhada, contrapondo-se à individual, fragmentada; em que as ações envolvam efetivamente o aluno, tanto nas tarefas a serem realizadas por seu grupo quanto na definição de atitudes que promovam uma interação social produtiva; e é aquela em que as ações do professor são as de um orientador ativo. Este estudo é parte de um projeto, desenvolvido na PUC-Campinas, baseado em princípios da “projetação”, a fim de introduzir metodologias de ensino, de repensar e reorganizar conteúdos programáticos e de promover a interação da Matemática e do contexto da Engenharia Elétrica.

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Referências

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Publicado

2002-06-30

Como Citar

Brumatti, R. N. M., & Bianchini, D. (2002). Um caso de "projetação" a aprendizagem cooperativa no ensino de matemática para a engenharia: THE CO-OPERATIVE LEARNING IN THE MATHEMÁTIC TEACHING FOR ENGINEERING. Revista De Educação PUC-Campinas, (12). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/329

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa