Um brincar especial: a brinquedoteca e a inclusão escolar

Autores

  • Eliana Maria Pereira de Mendonça

Palavras-chave:

Brinquedoteca, Inclusão, Paralisia Cerebral, Educação Infantil

Resumo

Este trabalho realiza uma análise da Brinquedoteca no cotidiano escolar como espaço fundamental na inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na rede regular de ensino. O trabalho concebe o jogo em sua dimensão histórico social que insere as crianças em seu meio, auxiliando-as em seu desenvolvimento como seres humanos, não como uma alternativa metodológica que visa a aquisição de conceitos. Relato minha experiência com o brincar, ressaltando a importância da brincadeira no processo de inclusão da criança portadora de necessidades especiais, através de algumas concepções sobre o jogo, e o papel da Brinquedoteca escolar. Realizo a seguir um estudo de caso da menina Luana, portadora de paralisia cerebral, destacando suas atividades lúdicas escolares.

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Publicado

2003-06-30

Como Citar

Mendonça, E. M. P. de. (2003). Um brincar especial: a brinquedoteca e a inclusão escolar. Revista De Educação PUC-Campinas, (14). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/307

Edição

Seção

Artigos