A transição do ensino infantil para o ensino fundamental no olhar das crianças, pais e educadores

um recorte fenomenológico

Autores

  • Luciana Szymanski Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Carolina Grando Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Elaine Freire Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Fabiana Villas Boas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Marcos Souza Junior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a29

Palavras-chave:

Ensino infantil, Ensino médio, Fenomenologia.

Resumo

O intuito do artigo é mostrar como algumas crianças, familiares e educadores em processo de mudança de contexto escolar são afetados pela implementação da lei que estabelece obrigatoriedade de nove anos para o Ensino Fundamental adiantando, com isso, a entrada das crianças nessa escola em um ano. Desenvolveu-se uma pesquisa, a pedido de duas instituições educacionais (uma creche e uma escola), para sistematizar a maneira como essas pessoas compreendem a mudança. A pesquisa circunscreve-se no olhar fenomenológico-existencial e apoia-se na noção de sentido desenvolvida por Heidegger em Ser e Tempo. O procedimento metodológico, em afinação com o pensamento fenomenológico, foi o da entrevista reflexiva. Aquilo que se revelou, da parte dos adultos participantes (pais e educadora), foi a preocupação com uma falta de espaço lúdico e de acolhimento para as crianças mais novas. Da parte das crianças, não houve referência à suposta hostilidade do novo ambiente, o que mostra sentidos diferentes e próprios para cada participante, ainda que falem de um mesmo processo.

 

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Biografia do Autor

Luciana Szymanski, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Curso de Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Departamento de Psicologia Social. R. Monte Alegre, 984, 05014-901, Perdizes, São Paulo, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: L. Szymanski. E-mail: <lucianaszymanski@gmail.com>.

Carolina Grando, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Curso de Psicologia. São Paulo, SP, Brasil.

Elaine Freire, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Curso de Psicologia. São Paulo, SP, Brasil.

Fabiana Villas Boas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Curso de Psicologia. São Paulo, SP, Brasil.

Marcos Souza Junior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Curso de Psicologia. São Paulo, SP, Brasil.

Referências

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Publicado

2012-04-17

Como Citar

Szymanski, L., Grando, C., Freire, E., Villas Boas, F., & Souza Junior, M. (2012). A transição do ensino infantil para o ensino fundamental no olhar das crianças, pais e educadores: um recorte fenomenológico. Revista De Educação PUC-Campinas, 16(2), 147–153. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a29

Edição

Seção

Seção Temática: O Ensino Fundamental de Nove Anos