Ensino fundamental de nove anos

tendências temáticas na produção científica brasileira (2006-2010)

Autores

  • Daniele Ramos de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Célia Maria Guimarães Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a28

Palavras-chave:

Ensino fundamental de nove anos, Estado do conhecimento, Pesquisas acadêmicas

Resumo

Com o objetivo de identificar os resultados alcançados pelas pesquisas sobre Ensino Fundamental de nove anos, desenvolveu-se mapeamento bibliográfico, tendo como corpus as dissertações dos Programas Nacionais de Pós-Graduação em Educação, no período entre 2006 e 2010. Os resultados da análise de 27 investigações indicam que a maioria tem priorizado as concepções e ações dos professores e gestores, sendo poucas as que abordam a visão das crianças e suas famílias. Os estudos priorizam a reflexão sobre os processos de aquisição da leitura e escrita, infância e implantação da política. Da mesma forma, apontam como principais problemas do Ensino Fundamental de nove anos: o desconhecimento dos documentos oficiais que orientam o trabalho com as crianças de seis anos por parte das professoras; a ausência de reformulação das propostas pedagógicas das escolas; a necessidade de formação continuada para os docentes e a estruturação do trabalho pedagógico em função da centralidade na alfabetização.

 

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Biografia do Autor

Daniele Ramos de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia. R. Roberto Simonsen, 305, 19060-900, Presidente Prudente, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: D.R. OLIVEIRA. E-mail: <danielemestranda@gmail.com>.

Célia Maria Guimarães, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia. R. Roberto Simonsen, 305, 19060-900, Presidente Prudente, SP, Brasil.

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Publicado

2012-04-16

Como Citar

Oliveira, D. R. de, & Guimarães, C. M. (2012). Ensino fundamental de nove anos: tendências temáticas na produção científica brasileira (2006-2010). Revista De Educação PUC-Campinas, 16(2), 135–146. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a28

Edição

Seção

Seção Temática: O Ensino Fundamental de Nove Anos