Modelagem matemática e educação ambiental: uma experiência com alunos do ensino médio
Palavras-chave:
Educação Matemática, Modelagem Matemática, Educação AmbientalResumo
Esta pesquisa tem como objetivo buscar compreender como ocorre a participação dos alunos, e quais elementos sociais e pedagógicos tornam-se presentes ao se abordar questões ambientais, na perspectiva do ensino-aprendizagem da Modelagem Matemática. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa com alunos da 3a série do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Rio Claro, Estado de São Paulo. A ação pedagógica, desenvolvida na perspectiva de Modelagem Matemática, envolveu os temas Água, Lixo e Energia Elétrica, com a confecção de alguns modelos, dentre os quais, previsão do crescimento da população e construção da função para representar o valor pago pelo consumo de água e também da energia elétrica do município de Rio Claro. As questões ambientais vislumbraram um campo rico de aplicações, permitindo integrar a experiência do cotidiano dos alunos com a Matemática e proporcionando, ao mesmo tempo, uma maior conscientização em relação aos problemas ambientais da sociedade atual.
Downloads
Referências
BASSANEZI, R. C. Modelagem Matemática. Dynamics, Blumenau, v. 2, n. 7, p.55-83, abril/jun, 1994.
BASSANEZI, R. C. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
BLUM, W.; NISS, M. Aplied mathematical problem solving, modelling, applications and links to other subjects-state, trends and issues in mathematics instruction. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, v. 22, n. 1, p.37-68, feb. 1991.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação Matemática: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias - Ensino Médio, v. 3. Brasília, 1999.
CANDAU, V. M. Reinventar a escola. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
D'AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: uma visãodoestadodaarte. Pró-Posições, Campinas: UNICAMP, v. 4, n. 1 [10). p. 35-41, 1993.
HURT, P. D. Science education for the 21st Century. School Science and Mathematics, Menasha, v. 100, n. 6, p. 282-288, oct. 2000. 100,n. 6,p. 282-287,ouU2000.
MILES, M. B. & HUBERMAN, A. N. Qualitative data analysis: an expanded sourcebook. 2.ed. Thousand Oaks: Sage, 1994.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus, 2001.
STEFFE, L. P. & THOMPSON, P. W. Teaching experiment methodology: underlying principies and essential elements. ln LESH, R. & KELL Y, A. E. (ed.). Research design in Mathematics and scienceeducation. Hillsdate, NJ: Erlbaum, 2000.