Planejamento educacional

uma abordagem histórica

Autores

  • Fabiana Silva Fernandes Fundação Carlos Chagas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n1a2612

Palavras-chave:

América Latina, Planejamento econômico, Planejamento educacional

Resumo

A proposta do artigo é enfocar o planejamento educacional em uma perspectiva histórica, apontando os fatores econômicos, sociais e políticos que contribuíram para a criação do planejamento como ferramenta de intervenção racional, particularmente para a educação, na América Latina, nas décadas de 1950 e 1960. Para o desenvolvimento do texto, apresentam-se, em primeiro lugar, alguns acontecimentos históricos que estimularam a utilização do planejamento econômico nas sociedades capitalistas, como a Crise de 1929 e a Segunda Guerra Mundial, além do desenvolvimento teórico sobre o planejamento nas sociedades capitalistas. Em segundo lugar, discorre-se sobre a realidade latino-americana e os estímulos que organismos internacionais, fundamentalmente a Comissão Econômica para a América Latina e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, deram para o desenvolvimento da lógica de planejamento, orientado pelas perspectivas do subdesenvolvimento e do estado desenvolvimentista. Finalmente, apresentam-se algumas características do planejamento educacional que, no contexto de seu surgimento, estavam estreitamente vinculadas às intenções de desenvolvimento econômico dos países latino-americanos, assumindo uma posição setorial no planejamento econômico mais amplo dos governos. 

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Biografia do Autor

Fabiana Silva Fernandes, Fundação Carlos Chagas

Professora Doutora, Fundação Carlos Chagas, Departamento de Pesquisas Educacionais. R. Quitanduba, 363, Caxingui, 05516-030, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: <fsfernandes@fcc.org.br>.

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Publicado

2014-04-19

Como Citar

Fernandes, F. S. (2014). Planejamento educacional: uma abordagem histórica. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(1), 25–34. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n1a2612

Edição

Seção

Seção Temática: Políticas Públicas e Gestão da Educação