Traços de uma paisagem: os anos 60 e 70 e a formação de professores de matemática na região de Bauru (SP)
Palavras-chave:
Formação de professores, Matemática Moderna, História Oral, CADESResumo
Neste artigo, mostramos alguns traços de nossa pesquisa de doutorado, intitulada Retraços da Educação Matemática na Região de Bauru: uma história em construção (2003), desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. Trabalhamos com a história oral (temática) como metodologia de investigação e foram recolhidas entrevistas com oito professores de Matemática, atuantes nas décadas de 1960 e 1970, que, de uma forma ou outra, estiveram ligados à região de Bauru. Dentre os elementos constitutivos da formação dos professores, o que chamamos de tendências, julgados significativos e manifestados nas falas de modo insistente, podemos citar a importância da ferrovia, a Lei 5.692/71, o Movimento da Matemática Moderna e a CADES - Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário. Os aspectos focados neste artigo dizem respeito ao Movimento da Matemática Moderna e à formação por meio da CADES. Nossa intenção ao estudar o processo de constituição de uma Educação Matemática no interior do Estado de São Paulo foi, por um lado, contribuir para a História da Educação Matemática brasileira e, por outro, a de oferecer subsídios para se repensar a abordagem clássica a essa história, possibilitando reescrevê-la.
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Referências
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