Narrativas em grupo de professores e licenciandos
resignificando a aprendizagem da matemática
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2368Palavras-chave:
Aprendizagem de matemática, Formação de professores, NarrativasResumo
Nosso objetivo nesse artigo é compreender aspectos envolvidos no processo reflexivo individual e coletivo mobilizados pela escrita de narrativas e sua discussão em grupo procurando entender como essas práticas de escrita e discussão em um grupo colaborativo podem ser potencializadoras do desenvolvimento profissional docente ao dar visibilidade às experiências com a matemática na trajetória como estudante e na docência. O projeto envolveu participação voluntária de professores/pesquisadores universitários, futuros professores e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste trabalho, utilizamos como fonte de dados diferentes narrativas orais e escritas de uma participante, produzidas ao longo de um ano. A análise nos possibilitou ouvir sua voz e a entender a cultura da aula de matemática vivida por ela a partir do seu ponto de vista. Observamos que aspectos do desenvolvimento profissional foram sendo explicitados, quando ela começa a projetar como poderia implementar práticas pedagógicas distintas dos professores que a marcaram negativamente.
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