Narrativas em grupo de professores e licenciandos

resignificando a aprendizagem da matemática

Autores

  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos Universidade Federal de São Carlos
  • Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Renata Prenstteter Gama Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2368

Palavras-chave:

Aprendizagem de matemática, Formação de professores, Narrativas

Resumo

Nosso objetivo nesse artigo é compreender aspectos envolvidos no processo reflexivo individual e coletivo mobilizados pela escrita de narrativas e sua discussão em grupo procurando entender como essas práticas de escrita e discussão em um grupo colaborativo podem ser potencializadoras do desenvolvimento profissional docente ao dar visibilidade às experiências com a matemática na trajetória como estudante e na docência. O projeto envolveu participação voluntária de professores/pesquisadores universitários, futuros professores e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste trabalho, utilizamos como fonte de dados diferentes narrativas orais e escritas de uma participante, produzidas ao longo de um ano. A análise nos possibilitou ouvir sua voz e a entender a cultura da aula de matemática vivida por ela a partir do seu ponto de vista. Observamos que aspectos do desenvolvimento profissional foram sendo explicitados, quando ela começa a projetar como poderia implementar práticas pedagógicas distintas dos professores que a marcaram negativamente.

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Biografia do Autor

Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Rod. Washington Luís, km 235, Monjolinho, 13565-905, São Carlos, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: C.L.B. PASSOS. E-mail: <carmen@ufscar.br>.

Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Rod. Washington Luís, km 235, Monjolinho, 13565-905, São Carlos, SP, Brasil.

Renata Prenstteter Gama, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. São Carlos, SP, Brasil.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Passos, C. L. B., Oliveira, R. M. M. A. de, & Gama, R. P. (2013). Narrativas em grupo de professores e licenciandos: resignificando a aprendizagem da matemática. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(3), 327–339. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2368

Edição

Seção

Seção Temática: Escritas, narrativas & formação docente em Educação Matemática