A contribuição dos métodos sociológicos para a compreensão da educação

Autores

  • Olinda Maria Noronha

Palavras-chave:

Método, Método Sociológico e Educação, Educação Sócio-Comunitária

Resumo

Este trabalho representa uma tentativa de pensar a questão do método desde sua gênese histórica, procurando retomar o significado e os limites do método sociológico para a compreensão e explicação da educação de modo geral e da educação sociocomunitária em particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARÓSTEGUI, J. La investigación histórica: Teoria y Método. Crítica. Grijalbo, Barcelona, 2001 .

CHAUÍ. M. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 7.ed., 1996.

DESCARTES, R. Discurso do método. Orbis: Barcelona, 1 983.

DURKHEIM, E. Montesquieu e Rousseau, précurseur de la sociologie. Paris, 1953.

DURKHEIM, É. A divisão do trabalho social 1. Lisboa: Editorial Presença, 1977a.

DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 8.ed., 1977b.

DURKHEIM, E. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos: Rio de Janeiro. Fename, 1978.

FERRATER MORA. J. Dicionário de filosofia abreviado. Lisboa, Dom Quixote, 1977.

FERREIRA, A.B. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1 .ed., 13a. Impressão.

GRAMSCI, A. Obras escolhidas, São Paulo: Martins Fontes, 1978.

HOUAISS, A. Dicionário eletrônico houaiss da língua portuguesa - 1.0. São Paulo: Editora Objetiva, 2001 .

LÔWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento.

São Paulo: busca e Vida, 1987.

MACHADO, L.R.S. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.

MARX, K. Prefácio da Edição Francesa de O Capital. O Capital - critica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,

, 6.ed.

MARX, K. Contribuição para a critica da economia política. Lisboa: Estampa, 1977.

MARX K.; ENGELS. Textos sobre educación y enseóanza. Madrid: Comunicación, 1978.

RIBEIRO JÚNIOR, J. Augusto comte e o positivismo. Campinas: Edicamp, 2003.

RUSSEL, B. Nosso conhecimento do mundo exterior. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1996.

SCIACCA, F.M. O problema da educação na história do pensamento filosófico e pedagógico. São Paulo: Editora Herder, Editora

da Universidade de São Paulo, 1996.

SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas (Pedagogia da Essência e Pedagogia da Existência). Lisboa:

Livros Horizonte, 1 978.

Downloads

Publicado

2006-11-30

Como Citar

Noronha, O. M. (2006). A contribuição dos métodos sociológicos para a compreensão da educação. Revista De Educação PUC-Campinas, (21). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/208

Edição

Seção

Artigos