Alfabetização de crianças

a pandemia e a ruptura nos ritos de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Autores

  • Maria do Desterro Melo da Rocha Nogueira Barros Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Secretaria de Estado da Educação do Piauí; Secretaria Municipal de Educação de Castelo do Piauí https://orcid.org/0000-0003-0415-3496
  • Antonia Edna Brito Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-0064-6501

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e15081

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino remoto, Linguagem escrita, Pesquisa narrativa, Relato de experiência

Resumo

Este relato discorre sobre experiências relacionadas à alfabetização de crianças durante e após a de pandemia da COVID-19, especificamente os anos de 2021 e 2022, na rede municipal de educação de Juazeiro do Piauí. Metodologicamente, o trabalho constitui-se em pesquisa narrativa, em que utilizamos a observação participante, os relatórios e os documentos orientadores do trabalho pedagógico para a produção dos dados. Os resultados destacam o relevante trabalho realizado no período pós-pandemia, a partir de três categorias: 1) Reconfiguração do currículo; 2) Reorganização do trabalho pedagógico; 3) Acompanhamento pedagógico, apontando para a necessidade de políticas públicas potentes e ações permanentes para que as crianças tenham o direito à educação efetivado. Conclui-se que muitos entraves estão sendo encontrados, principalmente pelos professores, no trabalho de transição e no processo de alfabetização e letramento. O ensino não presencial afetou, significativamente, a maioria das crianças em fase de alfabetização, principalmente as mais vulneráveis. Dessa forma, faz-se necessário avançar na formulação de políticas específicas voltadas para a superação da defasagem de aprendizagem e desenvolvidas a partir do comprometimento coletivo com a infância. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Boto, C. Processo de alfabetização enfrenta desafios após pandemia. Jornal da USP, São Paulo, 17 out. 2022. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/projeto-de-homeschooling-no-brasil-coloca-um-muroentre-a-familia-e-o-mundo-social/. Acesso em: 20 ago. 2023.

Brasil. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União: seção 1, ano 158, n. 135, 16 jul. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 1 mar. 2024.

Brasil. Ministério da Educação. Parecer n. 005, de 30 de abril de 2020. Estabelece a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: MEC/CNE, 2020.

Breton, H.; Alves, C. A. A narração da experiência vivida face ao “problema difícil” da experiência: entre memória passiva e historicidade. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 44, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8013/5526. Acesso em: 1 mar. 2024.

Carvalho, A. D. F.; Sousa, J. S.; Tavares, A. M. B. N. Infância e ensino remoto: mobilizando o patrimônio educativo imaterial em tempos de pandemia. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 32, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/55869/Downloads/5013-Texto%20do%20artigo-16632-1-10-20210414.pdf. Acesso em: 13 maio 2021.

Corsino, P. As crianças de seis anos e as áreas do conhecimento. In: Beauchamp, J.; Pagel, S. D.; Nascimento, A. R. (org.). Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: MEC, 2007. p. 57-68.

Cruz, S. H. V. Representação de escola e trajetória escolar. Psicologia USP, v. 8 n. 1, p. 91-111, 1997. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65641997000100006.

Estelles, M.; Fischman, G. Imaginando uma educação para a cidadania global pós-COVID-19. Práxis Educativa, v. 15, e2015566, 2020. Doi: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15566.051.

Freire, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

Freire, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

Freire, P. Pedagogia do Oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

Freitas, I. A. Família e escola: a parceria necessária na Educação Infantil. Presidente Prudente: Unoeste, 2006.

Fundo das Nações Unidas para a Infância. Cenário da exclusão escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação. [S. l.]: Unicef, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil. Acesso em: 20 jan. 2022

Guillen, C. H.; Miguel, M. E. B. A alfabetização nos Parâmetros Curriculares (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o que mudou de 1997 a 2017. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 259, p. 567-582, 2020. Doi: https://doi.org/10.24109/2176-6681.RBEP.101I259.3910.

Larrosa, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 mar. 2024.

Luckesi, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

Melo, R. A., Tassoni, E. C. M., & Barreto, J. P. S. A alfabetização de crianças no contexto pós-pandemia. Cadernos Cajuína, 8(1), e238113. 2023. Doi: https://doi.org/10.52641/cadcajv8i1.82

Morais, A. G. Consciência fonológica na educação e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

Moss, P. What future for the relationship between early childhood education and care and compulsory schooling? Research in Comparative and International Education, v. 3, n. 3, 2008.

Rapoport, A. et al. Adaptação de crianças ao primeiro ano do Ensino Fundamental. Educação, v. 31, n. 3, 2008.

Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/484. Acesso em: 23 mar. 2024.

Richardson, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2012.

Secretaria Municipal de Educação. Juazeiro do Piauí. Proposta Curricular da Educação Infantil. Juazeiro do Piauí: SEMEC, 2018a.

Secretaria Municipal de Educação. Juazeiro do Piauí. Proposta Curricular do Ensino Fundamental. Juazeiro do Piauí: SEMEC, 2018b.

Secretaria Municipal de Educação. Juazeiro do Piauí. Relatório Anual de Atividades 2022. Juazeiro do Piauí: SEMEC, 2022.

Soares, M. Alfabetização e Letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2020a.

Soares, M. Vivi Estado Novo e ditadura, mas nunca vi período tão assustador’, diz referência em alfabetização. Folha de S. Paulo, São Paulo, 13 jan. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/01/vivi-estado-novo-e-ditadura-mas-nunca-vi-periodo-tao-assustador-diz-referencia-em-alfabetizacao.shtml. Acesso em: 23 mar. 2024.

Soares, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020b.

Souza, E. C. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, v. 25, n. 11, p. 22-39, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8285. Acesso em: 23 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2025-10-13

Como Citar

Barros, M. do D. M. da R. N., & Brito, A. E. (2025). Alfabetização de crianças: a pandemia e a ruptura nos ritos de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Revista De Educação PUC-Campinas, 30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e15081

Edição

Seção

Dossiê: Os olhares para a alfabetização, leitura e escrita: pesquisas e vivências docentes