Alfabetização de crianças
a pandemia e a ruptura nos ritos de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e15081Palavras-chave:
Educação básica, Ensino remoto, Linguagem escrita, Pesquisa narrativa, Relato de experiênciaResumo
Este relato discorre sobre experiências relacionadas à alfabetização de crianças durante e após a de pandemia da COVID-19, especificamente os anos de 2021 e 2022, na rede municipal de educação de Juazeiro do Piauí. Metodologicamente, o trabalho constitui-se em pesquisa narrativa, em que utilizamos a observação participante, os relatórios e os documentos orientadores do trabalho pedagógico para a produção dos dados. Os resultados destacam o relevante trabalho realizado no período pós-pandemia, a partir de três categorias: 1) Reconfiguração do currículo; 2) Reorganização do trabalho pedagógico; 3) Acompanhamento pedagógico, apontando para a necessidade de políticas públicas potentes e ações permanentes para que as crianças tenham o direito à educação efetivado. Conclui-se que muitos entraves estão sendo encontrados, principalmente pelos professores, no trabalho de transição e no processo de alfabetização e letramento. O ensino não presencial afetou, significativamente, a maioria das crianças em fase de alfabetização, principalmente as mais vulneráveis. Dessa forma, faz-se necessário avançar na formulação de políticas específicas voltadas para a superação da defasagem de aprendizagem e desenvolvidas a partir do comprometimento coletivo com a infância.
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