Alfabetização e deficiência no Uruguai

do direito ao fato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e15076

Palavras-chave:

Alfabetização, Lacunas educacionais, Inclusão de pessoas com deficiência

Resumo

O trabalho versa sobre o estado da alfabetização no Uruguai e torna visível o principal fator da desigualdade no acesso à educação e à alfabetização, que significa ser uma pessoa com deficiência. Embora tenham sido alcançados progressos nesta área, ainda existe uma enorme distância entre as regulamentações, que salientam a necessidade de fazer efetivo o direito à educação para todas as pessoas, e a realidade concreta do país. Levando em conta a análise dos dados disponíveis através da Pesquisa Domiciliar Contínua (2007 a 2019), o país apresenta uma diminuição constante do analfabetismo ao longo do tempo, atingindo 98,77% em 2019. Isto o situa acima da média mundial e da América Latina e Caribe (94,45%). No entanto, a relação entre analfabetismo e deficiência continua pouco visível no mundo, incluído o Uruguai e, talvez seja a que mais abala a determinação se uma pessoa tem acesso a seu direito de ser educada e, dentro deste aspecto, de ser alfabetizada. Entre os limitados dados disponíveis, no Uruguai, 70% das pessoas que se declararam analfabetos também indicaram ter algum tipo de deficiência. Pode-se arriscar que existe e persiste uma ampla barreira, fruto da falta de medição, da escassez de recursos materiais e humanos especializados em educação, e da prevalência de um paradigma excludente, coincidindo com um modelo de rejeição, muito distante do modelo social e dos direitos no cuidado da diversidade funcional. Portanto, é imperativo realizar um planejamento de medição e intervenção sobre uma realidade latente e pressurosa para a população que a sofre.

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Publicado

2025-10-13

Como Citar

Carro, F. M. (2025). Alfabetização e deficiência no Uruguai: do direito ao fato. Revista De Educação PUC-Campinas, 30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e15076

Edição

Seção

Dossiê: Os olhares para a alfabetização, leitura e escrita: pesquisas e vivências docentes