Perspectivas práticas de abordagens historiográficas no ensino dos conteúdos da disciplina história da educação
Palavras-chave:
História da Educação, Prática de EnsinoResumo
Este artigo objetiva apresentar as contribuições teóricas, a partir das novas abordagens historiográficas, dos conteúdos da disciplina História da Educação. Essa é uma disciplina recorrentemente questionada em suas finalidades pelos alunos, por apresentar um caráter eminentemente teórico. Pode ser trabalhada a partir de metodologias variadas: a opção, neste caso, foi o uso de exemplos vinculados ao cotidiano e à história local. O campo da História da Educação configura-se e apresenta-se com extrema riqueza a cada nova pesquisa divulgada, portanto é necessário o incentivo às práticas pedagógicas embasadas na retomada da documentação e outras fontes referentes à história da educação, sem necessariamente fazer-se uso de um único manual. Para o desenvolvimento dessas reflexões serão utilizados exemplos práticos, aplicados no decorrer dos últimos anos em aulas ministradas no curso de licenciatura em Pedagogia, em diferentes instituições de ensino superior. Tem-se, ainda, como ação diferencial na aplicação e posterior análise dos conteúdos o resgate da história da educação brasileira a partir do regional e local.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Brasília: Editora UnB, 1996.
CARVALHO, Marta M. Chagas de. Considerações sobre o ensino da História da Educação no Brasil. In: GATTI JÚNIOR, Décio & INÁCIO FILHO, Geraldo (Org.) História da Educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas,SP: Autores Associados; Uberlândia/MG: Editora da UFU, 2005.
HILSDORF, Maria Lucia S. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005.
LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação e da Pedagogia. Tradução de Luiz D. Penna e J. B. Damasco Penna. 19. ed. São Paulo:
Companhia Editora Nacional, 2001. (Atualidades Pedagógicas, 59).
MANACORDA, Mario A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. Tradução de Gaetano Lo Mônaco. 10. ed. São
Paulo: Cortez, 2002.
PRADO, Eliane M. As práticas dos professores de História nas escolas estaduais paulistas nas décadas de 1970 e de 1980. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.
SANGENIS, Luiz F. C. Gênese do Pensamento Único em Educação: franciscanismo e jesuitismo na história da educação brasileira. Petrópolis,RJ: Vozes, 2006.
TANURI, Leonor M. Historiografia da educação brasileira: contribuição para o seu estudo na década anterior à instalação dos cursos de Pós-graduação. História da Educação. Pelotas: ASPHE/Faculdade de Educação/Universidade Federal de Pelotas, v. 3, p.139-153, abr.1998.
WARDE, Mirian J. e CARVALHO, Marta M. Chagas de. Política e cultura na produção da História da Educação no Brasil. In: WARDE,
Mirian J. (Org.) Contemporaneidade e Educação: temas de História da Educação. Rio de Janeiro, ano V, n.7, p.9-33, jan./jul. 2000.
XAVIER, Libânea N. O Manifesto dos pioneiros da Educação Nova como divisor de águas na história da educação brasileira. In: XAVIER, Maria do Carmo (Org.) Manifesto dos Pioneiros da Educação: um legado educacional em debate. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2004.