Pós-graduação e pós-graduação em educação no Brasil: um breve histórico
Palavras-chave:
História da Pós-graduação, Pós-graduação em Educação, Educação BrasileiraResumo
Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A pesquisa discutia a contribuição da pós-graduação para a formação do professor universitário, inferindo possíveis indicadores de qualidade para esse processo. No presente texto, realizamos um breve relato da história da pós-graduação no Brasil e da pós-graduação em Educação dentro desse contexto. Destacamos diferentes momentos de discussão dos PNPG e a criação do INEP e da ANPED como marcos nessas trajetórias. A retomada desses percursos possibilitou evidenciar os principais aspectos dessa história e compreender fatores que são determinantes na configuração dos Programas de Pós-graduação na atualidade, em especial para subsidiar discussões sobre a qualidade desses programas.
Downloads
Referências
BIANCHETTI, Lucídio; FÁVERO, Osmar. História e Histórias da Pós-Graduação em Educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n.30. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. p. 3-6, set-dez 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 07 jun. 2007.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010. Brasília, dezembro de 2004. Disponível em: . Acesso em: 03 jan. 2007.
CORDOVA, Rogério de Andrade; GUSSO, Divonzir Arthur. A pós-graduação na América Latina: o caso brasileiro. Brasília: UNESCO/CRESALC/MEC/SESu/CAPES, 1986.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Quadragésimo ano do parecer CFE n. 977/65. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n.30. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. p.7-20, set-dez 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 07 jun. 2007.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A construção do conhecimento nos cursos de pósgraduação em educação: integração mestrado/doutorado. In: SEVERINO, Antônio Joaquim; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.) Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas, SP: Papirus, 2001.
GUTERRES, Clovis Renan Jacques. A Faculdade Interamericana de Educação: projeto multinacional de aperfeiçoamento de pessoal especializado em Educação, 1970/1977. Tese (Doutorado em Educação). UFSM, Santa Maria, 2001.
RAMALHO. Betania Leite. 40 anos da pósgraduação em educação no Brasil: produção do conhecimento, poderes e práticas. Revista Brasileira de Educação. v.11, n.31. Campinas, SP: Autores Associados, jan./abr.2006. p.183-186.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Consolidação dos cursos de Pós-Graduação em Educação: condições epistemológicas, políticas e
institucionais. IN: SEVERINO, Antônio Joaquim; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.) Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas, SP: Papirus, 2001.