Pós-graduação e pós-graduação em educação no Brasil: um breve histórico

Autores

  • Manuelli Cerolini Neuenfeldt
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia

Palavras-chave:

História da Pós-graduação, Pós-graduação em Educação, Educação Brasileira

Resumo

Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A pesquisa discutia a contribuição da pós-graduação para a formação do professor universitário, inferindo possíveis indicadores de qualidade para esse processo. No presente texto, realizamos um breve relato da história da pós-graduação no Brasil e da pós-graduação em Educação dentro desse contexto. Destacamos diferentes momentos de discussão dos PNPG e a criação do INEP e da ANPED como marcos nessas trajetórias. A retomada desses percursos possibilitou evidenciar os principais aspectos dessa história e compreender fatores que são determinantes na configuração dos Programas de Pós-graduação na atualidade, em especial para subsidiar discussões sobre a qualidade desses programas.

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Referências

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Publicado

2008-06-30

Como Citar

Neuenfeldt, M. C., & Isaia, S. M. de A. (2008). Pós-graduação e pós-graduação em educação no Brasil: um breve histórico. Revista De Educação PUC-Campinas, (24). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/115

Edição

Seção

Artigos