A concepção educacional de Célestin Freinet – trabalhando com história das idéias pedagógicas

Autores

  • Alessandra Arce
  • Michele Cristine da Cruz Costa

Palavras-chave:

Célestin Freinet, Escola Nova, História das idéias pedagógicas

Resumo

Este artigo, a partir dos estudos realizados por Dermeval Saviani e por André Petitat, tem por objetivo apresentar uma análise da concepção educacional presente na obra de Célestin Freinet. O presente trabalho pretende assumir uma dimensão “arqueológica”, mostrando como Freinet dialogou com o seu tempo e confrontou-se com a problemática tanto social como educacional de sua época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ELIAS, Marisa. Del Cioppo. Célestin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. 2º.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

FREINET, Célestin. La vie à l’école russe. Paris. L’école Émancipée, avr.1930.

FREINET, Célestin. Para uma Escola do Povo. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

FREINET, Célestin. Pedagogia do Bom Senso. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FREINET, Élise. Nascimento de uma Pedagogia Popular. Tradução: Rosália Cruz: Lisboa: Editorial Estampa, 1978.

FREINET, Élise. O itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na Pedagogia de Freinet. São Paulo: Francisco Alves, 1979.

LUZURIAGA, L. – La Educacion Nueva. 6. ed. Buenos Aires: Losada, 1961.

OLIVEIRA, Anne Marie Milon. Célestin Freinet: raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógicas. Rio de Janeiro: Papeis e Cópias de Botafogo, 1995.

PETITAT, André. Produção da escola/ produção da sociedade:uma analise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Tradução Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 30º. ed. Campinas: Autores Associados, 1995.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.

SAVIANI, D. O debate teórico e metodológico no campo da História e sua importância para a pesquisa educacional. In: SAVIANI, D; LOMBARD, J. C. & SANFELICE, J. L. História e História da Educação. Campinas: Autores Associados/ HISTEDBR, 1998.

SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas: reconstruindo o conceito. In: FARIA FILHO, L. M. (ORG). Pesquisas em História da Educação: perspectivas de análise, objeto e fonte. Belo Horizonte: HG edições, p. 9-24, 1999.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

Arce, A., & Costa, M. C. da C. (2008). A concepção educacional de Célestin Freinet – trabalhando com história das idéias pedagógicas. Revista De Educação PUC-Campinas, (24). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/112

Edição

Seção

Artigos