Do Livre-arbítrio em Padre António Vieira

Autores

  • Luís Loia

Palavras-chave:

Livre-arbítrio, liberdade, vontade, presciência divina

Resumo

Questão importante, quer da Teologia Filosófica, quer da Antropologia Filosófica, é a questão do Livre-arbítrio. Mais do que uma reflexão Ética sobre a natureza da acção humana, a noção de Livre-arbítrio tem implicações ontológicas na determinação da compreensão sobre o Ser e o estar, a essência e a existência. De facto, autores como Platão, Aristóteles, Séneca, Cícero, Santo Anselmo, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, entre outros, sustentam que a compreensão das possibilidades e limites do agir humano implica, necessariamente, uma concepção acerca da natureza humana, de sua essência, origem e fins. Neste artigo far-se-á um percurso sobre as diferentes e complementares concepções de Livre-arbítrio, de alguns dos autores mencionados, com o objectivo de compreender como, na obra do Padre António Vieira, se resolve a dificuldade da possível conciliação entre o Livre-arbítrio das criaturas e a presciência divina do Criador.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGOSTINHO. Diálogo sobre o Livre Arbítrio. Lisboa: INCM, 2001.

ANSELMO. De Libero Arbítrio, III. In Oeuvres complètes, ed. Michel Corbin. Paris: Cerf, 1988.

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

KRISTELLER, Paul Oskar. Humanismus und Renaissance, 2 vols. Munich: Fink, 1974-1976.

VAZ, Henrique Lima. Escritos de Filosofia IV. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

VIEIRA, António. Clavis Prophetarum, Livro III. Ed. Crítica, Coord. Arnaldo do Espírito Santo. Lisboa: Biblioteca Nacional, 2000.

VIEIRA, António. História do Futuro. Coord. Maria Carvalhão Buescu. Lisboa: INCM, 1982.

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

Loia, L. (2015). Do Livre-arbítrio em Padre António Vieira. Reflexão, 33(93). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/3043

Edição

Seção

Artigos