ORTEGA E O PROBLEMA DO FUNDAMENTO

Autores

  • José Mauricio de CARVALHO Departamento de Filosofia da FUNREI

Palavras-chave:

Fundamento, Vida, Filosofia

Resumo

A pergunta pela razão de tudo existir é própria do homem. Em cada tempo ela ganhou um tratamento. Na Grécia Antiga, pela boca de Aristóteles, era a razão de ser, a causa necessária das coisas. O mundo moderno separou a causa necessária da questão do fundamento. Kant contribuiu para isso falando da liberdade como o espaço próprio do homem. Desde então a pergunta pela razão fundamental do ser se tornou dependente do modo de ser de quem a propõe. Ortega herda esse espírito do neokantisnro através de Hermann Cohen e Wilhelm Dilthey. É a meditação de Ortega sobre o fundamento que examinamos neste artigo. Ela não é mais a razão das coisas do mundo, conto nos gregos, nem se trata de descobrir a objetividade na consciência subjetiva, como propusera Kant. Existo e penso, mas o mundo está diante de mim e meu pensamento não se faz sem. ele. Não apenas as coisas dependem de mim para existir, também eu dependo delas. A realidade fundamental que me permite dar conta disso é a vida, conclui Ortega. 

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Referências

CARVALHO, José Mauricio de. O homem e a filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

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Publicado

2024-01-26

Como Citar

de CARVALHO, J. M. (2024). ORTEGA E O PROBLEMA DO FUNDAMENTO. Reflexão, 25(78). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/10838

Edição

Seção

Artigos